São Luís: investimentos têm garantido crescimento econômico

pessoas andam por rua
Foto: A. Baeta/Ag. São Luís.

Na gestão Edivaldo Holanda Junior São Luís se tornou a única cidade do Nordeste entre os 10 municípios brasileiros que mais geraram empregos em 2019. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que foi destaque em veículos nacionais como o jornal Estado de São Paulo e comentado pelo economista Ricardo Amorim, esta semana. O indicador é um reflexo dos investimentos que o gestor tem feito na cidade e que têm garantido a expansão de diversos setores da iniciativa privada, apesar da crise econômica dos últimos anos.

O prefeito Edivaldo destacou a importância do papel do poder público para o crescimento econômico de São Luís. “Os dados apresentados pelo Caged demonstram que São Luís está crescendo e se desenvolvendo. Conseguimos superar um cenário de crise e ampliamos os investimentos em áreas como infraestrutura urbana, saúde, educação, limpeza pública, turismo, entre outras áreas. Hoje, São Luís é vista de forma positiva no cenário nacional, despontando entre as cidades que mais têm gerado emprego nos últimos anos. São muitos os investimentos que fizemos e muito ainda avançaremos para que São Luís continue a se desenvolver”, destaca o prefeito Edivaldo.

O dado do Caged destacou setores como serviços, construção civil e comércio como os que mais geraram novos empregos no ano passado na capital maranhense. Com o saldo positivo de 6.475 vagas formais criadas em 2019, São Luís é a 8ª cidade no ranking nacional, única de todo o Nordeste entre as 10 listadas no ranking, enquanto 5 das 10 cidades que mais fecharam postos de trabalho são cidades nordestinas, incluindo duas capitais.

Este cenário positivo de geração de emprego em São Luís vem se repetindo desde 2017, em ritmo de crescimento. Naquele ano, a cidade fechou com saldo positivo de 2.636 novos postos de trabalho. Em 2018, foram 5.617 novos empregos gerados.

INVESTIMENTOS

O indicador é reflexo dos investimentos feitos por Edivaldo Holanda Junior desde sua primeira gestão, assumida em 2013, em áreas como infraestrutura, turismo, comércio, incentivo ao empreendedorismo, entre outras políticas que tornaram a capital maranhense mais atrativa aos investidores e criaram condições propícias para a geração de novos empregos.

Todo este investimento ocorreu em um momento de recessão econômica. Durante todo este período a Prefeitura de São Luís, além de ampliar a infraestrutura urbana da cidade, realizou concursos em áreas onde há décadas não ocorriam novos certames e ainda manteve um rigoroso equilíbrio fiscal, com o pagamento dos servidores sempre em dia, enquanto algumas das maiores cidades do Brasil ainda devem vencimentos de 2019 aos seus funcionários.

Com informações da Prefeitura de São Luís.

Compartilhe
Conteudo Relacionado