Zona livre da aftosa: MA realiza última campanha de vacinação no Estado

Zona livre da aftosa: MA realiza última campanha de vacinação no Estado
Foto: reprodução/TV Cidade/Record.

O Maranhão caminha para se tornar uma zona livre da febre aftosa sem vacinação com reconhecimento internacional. Neste sábado (6), o Governo do Estado realizou a abertura oficial da última campanha de vacinação do rebanho maranhense, que acontece de 1º até 30 de abril deste ano. A solenidade aconteceu na sede do Sindicato Rural de Imperatriz e contou com a presença do governador Carlos Brandão. A medida é fundamental para impulsionar a pecuária maranhense, que poderá ampliar as suas exportações.

A campanha de vacinação é coordenada pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged). Nesta última campanha de vacinação, o Maranhão deverá vacinar contra febre aftosa um rebanho de 10.788.198 de cabeças de bovídeos (entre rebanho bovino e bubalino) espalhados em 113.161 propriedades rurais.

Após vacinar seus animais, o produtor deve fazer a comprovação da vacina no escritório da Aged onde a sua propriedade está cadastrada ou pode fazer através do Sigama, no site da Aged, até a data de 17 de maio.

Mais informações na reportagem de Paulo Pontes, para a TV Cidade/Record.

Assista abaixo:

Zona Livre da Aftosa

O Governo Federal publicou no Diário Oficial da União, em 25 de março deste ano, que o Maranhão será reconhecido como zona livre de febre aftosa sem vacinação, a partir do dia 2 de maio deste ano, quando a aplicação da vacina contra a doença será encerrada no estado. A decisão é de uma portaria do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Com esta última campanha de vacinação o Maranhão poderá pleitear o reconhecimento internacional como zona livre de febre aftosa sem vacinação, que é feito pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

A conquista do status de zona livre da doença sem vacinação vai possibilitar a ampliação do mercado internacional para a cadeia produtiva do gado e de seus produtos e subprodutos, pois os produtores maranhenses poderão negociar com países que exigem o reconhecimento internacional.

Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 19h20, pela TV Cidade/Record.

Compartilhe
Conteudo Relacionado