IEMA: abertas inscrições para seletiva da FIRA RoboWorld Cup 2020

cartaz fira 2020
Foto: Divulgação/IEMA.

A mais antiga competição de futebol de robôs do mundo, a FIRA RoboWorld Cup, que será realizada no Brasil por meio da cooperação técnica firmada entre o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e o Centro Universitário Eniac de Guarulhos, São Paulo – representantes oficiais da Federação da Associação Internacional de Futebol de Robô (FIRA) no País – está com inscrições abertas para seletiva nacional que visa preencher vagas remanescentes para a competição.

Os interessados têm até o dia 6 de março para realizar sua inscrição. Para se inscrever os candidatos podem ser de escolas públicas, particulares, clubinhos de robótica ou até mesmo equipes de garagem. Os jovens devem solicitar o formulário de inscrição no email: fablabiemaitaqui@gmail.com, em seguida preencher a ficha de inscrição com dados pessoais, informações da equipe e modalidades que devem participar e também realizar o pagamento do boleto de confirmação. Os valores variam entre R$ 100 e R$ 200. A seletiva é direcionada para jovens que se encaixem em duas categorias: a primeira U14 – para adolescentes de 8 a 14 anos; a segunda U19 – para jovens de 15 a 19 anos.

De acordo com o reitor do IEMA, Jhonatan Almada, organizar a competição é motivo de orgulho:

“Somos credenciados como representantes da FIRA no Brasil e isso representa um esforço realizado ao longo desses três anos de trabalho, que nos trouxe medalhas, premiações, viagens, torneios e eventos. Esse reconhecimento evidencia o potencial de criatividade e de capacidade de realização que a nossa comunidade escolar tem, que os jovens maranhenses trazem, e que o IEMA em seu ambiente desenvolve e estimula. É uma grande motivação estar à frente desse trabalho”, destacou o reitor.

Segundo o coordenador de Práticas Experimentais em Robótica do IEMA, Fábio Aurélio Nascimento, o intuito é oportunizar que mais equipes participem da competição:

“A seletiva visa preencher as vagas remanescentes para as modalidades FIRA Juventude. A expectativa é que tenhamos uma participação maior de maranhenses. A primeira seletiva foi em Guarulhos e as primeiras equipes se classificaram para o mundial. Desta vez, estamos ampliando a nossa demanda estimulando para que mais jovens do nosso país e do nosso estado participem”, contou.

As equipes devem ser compostas por no mínimo dois alunos e no máximo seis, contendo um ou dois professores, e cada inscrição dá direito à participação em três provas com a mesma equipe e mesmo robô. Cada prova extra terá custo adicional. A seletiva acontecerá entre os dias 2 e 3 de maio na unidade plena São Luís Centro.

Com informações do IFMA.

Compartilhe
Conteudo Relacionado