'Maria Firmina dos Reis: Inspirando Humanidades' celebra pioneirismo antiescravista em São Luís

'Maria Firmina dos Reis: Inspirando Humanidades' celebra pioneirismo antiescravista em São Luís
Foto: reprodução/TV Cidade | RECORD.

Uma iniciativa cultural em São Luís convida o público a uma imersão na vida e obra de Maria Firmina dos Reis (1825–1917), considerada a primeira romancista brasileira e um ícone do movimento abolicionista no país. A exposição gratuita "Maria Firmina dos Reis: Inspirando Humanidades" está aberta para visitação e se torna um ponto de reflexão, especialmente no Dia da Consciência Negra (20 de novembro).

Organizada em parceria com o Museu do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), a mostra destaca o papel de Maria Firmina na história, onde ela transformou a escrita em uma poderosa ferramenta de resistência contra a escravidão. A autora maranhense é conhecida por sua obra “Úrsula” (1859), que aborda de forma incisiva a realidade da população negra escravizada no Brasil.

A exposição foi inaugurada no dia 19 de novembro e permanecerá aberta ao público até 24 de novembro, com acesso totalmente gratuito. O projeto conta com telas autoexplicativas que detalham a trajetória de vida e o legado da romancista.

Mais informações na reportagem de Nicolly Jansen, para a TV Cidade | RECORD.

Assista abaixo:

Fique ligado! O Balanço Geral MA, com Ailton Nunes, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 11h30, pela TV Cidade | RECORD.

 

 

Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.

Compartilhe
Conteudo Relacionado