UFMA: aulas para graduação à distância voltam em maio

ufma
Foto: Reprodução/TVCidade/RecordTV.

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), juntamente com o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Diretoria Interinstitucional de Tecnologias na Educação (Dinte), mediante a Portaria 343/2020 do Ministério da Educação, recebeu autorização para o reinício das aulas e retomada do calendário acadêmico nos cursos de graduação da modalidade a distância a partir do dia 2 de maio. O calendário geral da UFMA permanece suspenso até segunda ordem.

Os polos de atividades da Universidade Aberta do Brasil (UAB), bem como os laboratórios, que foram fechados em conformidade a todas as medidas já adotadas, permanecem fechados e sem previsão para retorno, desta forma, as atividades presenciais seguem suspensas. Para viabilizar o ensino e desenvolvimento de atividades de forma remota, as estratégias docentes foram substituídas por metodologias que favorecessem a aprendizagem 100% a distância.

Também visando a facilitação para o acesso à maioria, foram feitas opções pelo uso de plataformas que exigem menor consumo de dados, bem como permitam o monitoramento das ações discentes e contato com o tutor de forma dinâmica, assim garantindo que ele será atendido pelo apoio pedagógico, tecnológico e administrativo.

A diretora da Dinte, Ana Emília Oliveira, também explicou sobre a situação dos alunos que não têm condições de retornar as atividades do seu curso nesse momento. “No processo de articulação com a Capes, pensou-se em uma metodologia de monitoramento, para identificar os alunos que não poderão acompanhar as atividades cem por cento a distância sem os polos de apoio presencial. Para esses alunos, haverá oferta novamente as disciplinas, garantindo assim o seu direito à conclusão do curso”, detalhou.

Fonte: ASCOM-UFMA.

Compartilhe
Conteudo Relacionado