UFMA: reavaliação de candidatos do SiSU termina nesta sexta (21)

fachada ufma
Foto: Reprodução/TVCidade/RecordTV.

Teve início, nesta quinta-feira, 20, o processo de reavaliação para candidatos autodeclarados pretos ou pardos, considerados inaptos pela comissão de heteroidentificação. As entrevistas presenciais vão até amanhã, 21, no Centro Pedagógico Paulo Freire, localizado na Cidade Universitária Dom Delgado. Em São Luís, os candidatos convocados deverão comparecer às entrevistas na sala 109 – Asa Sul, nos períodos das 9h às 12h e das 14h às 17h. Já nos câmpus de Pinheiro e Imperatriz, o processo será feito no dia 2 de março.

VEJA A LISTA DE CONVOCADOS

A pró-reitora de ensino, Isabel Ibarra, explicou que para atender à ação civil pública de autoria da Defensoria Pública da União, foi criado novo questionário somente com questões fenotípicas:

 “As questões que tinham uma abrangência maior sobre o aspecto racial foram eliminadas. Estamos, também, convocando todos os candidatos que tiveram suas matrículas indeferidas e que entraram ou não com recurso”, afirmou.

Os avaliadores são docentes da UFMA, pertencentes a diversos departamentos, para uma maior diversidade étnica na equipe de comissão, a exemplo do professor Ramon Santana, do departamento de Psicologia:

“Os critérios que estamos utilizando é a instrução normativa e a resolução da Universidade, baseados exclusivamente nas características fenotípicas. O indeferimento da matrícula se resume em não possuir as características fenotípicas de uma pessoa negra”, explicou.

O resultado da avaliação será divulgado ainda nesta sexta-feira (21).

Com ASCOM-UFMA.

Compartilhe
Conteudo Relacionado