Universidades estaduais definem retorno das atividades no MA

Universidades estaduais definem retorno das atividades no MA
Foto: reprodução/UEMA.

Na próxima segunda-feira (14), retornam as aulas na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), de forma remota. Na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), as aulas reiniciaram na quarta-feira (9), também remota. A medida foi definida em reunião dos conselhos universitários, com base em consulta pública online com gestores, professores e estudantes. O documento aprovado pelos órgãos estabelece as normas e diretrizes para o ensino remoto, novo calendário acadêmico e atividades de pesquisa e extensão, devido o cenário de pandemia do novo coronavírus. 

“Todos os nossos cursos de graduação estão retomaram as atividades desde o dia 9 de setembro. Nossos professores e alunos contam com apoio tecnológico e todo suporte para o aprendizado, com fins a facilitar esse processo necessário de adaptação, para que não haja prejuízo maior aos alunos. O momento requer ampla mobilização e capacidade de flexibilizar, preservando o aprendizado. É o nosso desafio para esse ano e vamos conseguir realizar com a competência e dedicação dos nossos professores e técnicos, e a motivação e comprometimento dos nossos estudantes”, pontuou o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa.

O vice-reitor da UEMASUL, Antônio Expedito de Carvalho, destaca que a instituição tem desenvolvido estratégias para enfrentamento do cenário de pandemia. “Ainda em março, instalamos um comitê de monitoramento e avaliação, para organizar as atividades da instituição, por conta do novo coronavírus. Implantamos um período especial em junho, para ensino remoto, realizamos consultas com a comunidade acadêmica sobre os procedimentos a adotar e esse planejamento nos permitiu diminuir os efeitos imediatos da pandemia”, explica o gestor.  

Na UEMA, o semestre 2020.1, vai de 9 de setembro a 14 de novembro; e o segundo semestre vai de 7 de dezembro de 2020 a 20 de março de 2021. Na UEMASUL, o retorno do semestre 2020.1 será na próxima segunda-feira, 14 de setembro e encerra 23 de dezembro; o segundo semestre vai de 04 de janeiro a 17 de abril de 2021. As datas de matrículas, das avaliações, de publicações de editais, transferências interna e externa, colações de grau, entre outras atividades constam nas resoluções que podem ser acessadas nos sites das instituições. 

As universidades lançarão ainda editais específicos para implementar política de apoio digital a professores, assim como para inclusão dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Estudantes que integram grupos de pesquisa na iniciação científica, terão prorrogados os prazos para apresentar relatórios em andamento, podendo ser apresentados de forma incompleta ou até cancelados, sem prejuízo ao aluno.

Mesmo com  as aulas na modalidade remota, professores e alunos poderão utilizar os laboratórios das universidades para projetos que têm fomento. Os protocolos sanitários definidos pelos órgãos de referência serão cumpridos durante a utilização dos espaços das instituições. Está em formulação a implantação de período letivo especial – 2020.3 para avaliar acertos e necessidade de melhorias para o planejamento dos períodos 2020.1 e 2020.2.

PAES 2021

Paralelo ao retorno das aulas, a UEMA prossegue com as etapas do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior – PAES 2021. Encerra em 18 de setembro o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição no vestibular. Pode ser isento o estudante em vulnerabilidade social comprovada, com renda familiar de até dois salários mínimos e que cursou os últimos cinco anos na rede pública estadual de ensino. No site www.uema.br/isencao, o solicitante terá acesso a um formulário, que deve ser preenchido e anexado à documentação necessária, tudo feito de forma online. 

A divulgação da lista dos isentos é prevista para 16 de outubro e o inscrito deve acompanhar a publicação do resultado no site. As inscrições para o PAES serão online e devem ocorrer 02 a 27 de novembro. As provas estão definidas para os dias 28 de fevereiro (domingo) e 1º de março (segunda) de 2021. O edital completo pode ser acessado AQUI. O PAES possibilita ingresso na UEMA e Uemasul.

Fonte: UEMA.

Compartilhe
Conteudo Relacionado