A TV Cidade finaliza nesta semana a série de entrevistas com os candidatos a prefeito de São Luís, com o programa Eleições 2020.
Nesta segunda-feira (2) a emissora recebeu o décimo e último entrevistado, Jeisael Marx (Rede Sustentabilidade). O candidato respondeu as perguntas feitas pelos apresentadores da TV Cidade, Ailton Nunes e Sérgio Murilo. Jeisael propõe um governo focado na descentralização, sustentabilidade e participação popular. Segundo ele, a prioridade é a volta às aulas com professores capacitados. Tem como objetivo programar subprefeituras, Procon municipal e diminuir número de secretarias.
EDUCAÇÃO
O candidato propõe facilitar recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para escolas comunitárias. Tem como prioridade o planejamento para retorno das aulas com escolas reformadas e estimular modelo de escola de tempo integral.
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Pretende agregar equipamentos sociais em uma superintendência e convidar igrejas e associações de moradores para ajudar na prestação de serviços a pessoas em vulnerabilidade.
INFRAESTRUTURA
Jeisael Marx quer dar atenção às vias interbairros desafogando as grandes avenidas, recuperar a empresa municipal de usinagem de asfalto, implantar laboratório móvel de análise de solo para verificar qualidade do asfalto.
EMPREGO E RENDA
Pretende implantar o Projeto Canteiro Escola para promover qualificação e experiência de mão de obra, além de estimular contratação de mão de obra local, desburocratizar atividades de pequenos empreendedores e organizar trabalho de ambulantes com apoio aos feirantes.
SAÚDE
O candidato pretende desenvolver um aplicativo para marcação de consulta na rede municipal de saúde, reforçar os postos de saúde já existentes e cobrar impostos devidos por hospitais particulares à prefeitura em forma de serviços.
TRANSPORTE
Pretende organizar projetos de corredores de transporte com parcerias com governos Estadual e Federal.
Abaixo a entrevista completa com o candidato Jeisael Marx (Rede Sustentabilidade) a prefeito de São Luís.
Assista:
As entrevistas foram exibidas após o programa Balanço Geral-MA, às 14h30.
ORDEM DAS ENTREVISTAS
No último dia 6 de outubro foi realizado o encontro com representantes dos candidatos na sede da TV Cidade para definir as datas das sabatinas e reforçar a aplicação de todas as normas de segurança sanitárias necessárias para evitar a proliferação do novo Coronavírus.
Na ocasião, ficou decidida a ordem das entrevistas.
Confira:
20/10: Neto Evangelista (DEM) [assista a entrevista aqui]
21/10: Franklin Douglas (PSOL) [assista a entrevista aqui]
22/10: Yglésio Moyses (PROS) [assista a entrevista aqui]
23/10: Hertz Dias (PSTU) [assista a entrevista aqui]
26/10: Rubens Pereira Jr. (PCdoB) [assista a entrevista aqui]
27/10: Eduardo Braide (Podemos) [assista a entrevista aqui]
28/10: Bira do Pindaré (PSB) [assista a entrevista aqui]
29/10: Duarte Júnior (Republicanos)[assista a entrevista aqui]
30/10: Silvio Antônio (PRTB) [assista a entrevista aqui]
02/11: Jeisael Marx (Rede Sustentabilidade)
PLEITO EM 2020
As eleições em 2020 foram adiadas e acontecem nos dias 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º turno - se houver) de acordo com a Emenda Constitucional nº 107/2020, promulgada pelo Congresso Nacional no dia 2 de julho.
No Maranhão, dos 4.758.629 eleitores, o maior colégio eleitoral é São Luís com 699.954 e o menor é o município de Nova Iorque com 3.856 eleitores.
De acordo com os dados apresentados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 147.918.483 eleitores brasileiros vão eleger novos prefeitos e vereadores em 5.569 municípios brasileiros.
O presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, decidiu excluir a necessidade de identificação biométrica, por meio de impressão digital, nas eleições municipais deste ano, tendo em vista o risco de contágio por covid-19.
Desde o dia 27 de setembro os candidatos das Eleições Municipais 2020 estão autorizados a fazer propaganda eleitoral, inclusive na internet. A propaganda eleitoral é aquela que promove o candidato e a sua plataforma eleitoral no âmbito público. Por meio dela, os concorrentes do pleito podem pedir votos aos eleitores.
Este ano, o início da propaganda eleitoral foi transferido para o dia 27 de setembro em razão de a pandemia de Covid-19 ter adiado as Eleições Municipais de 2020.
Apesar do adiamento das eleições, a propaganda eleitoral continuará seguindo as normas estabelecidas na Resolução TSE nº 23.610/2019, que regulamenta a matéria. Esse é um tema sensível do Direito Eleitoral, uma vez que a violação das regras da propaganda figura como uma das principais causas de judicialização dos pleitos e causa de cassação de diplomas e mandatos.