Segurança Pública lança aplicativo Disque-Denúncia Maranhão

Segurança Pública lança aplicativo Disque-Denúncia Maranhão
Foto: reprodução/TV Cidade/RecordTV.

A população maranhense agora conta com uma nova ferramenta para auxiliar as forças de segurança no combate à criminalidade, o aplicativo Disque-Denúncia Maranhão, que pode ser baixado em qualquer smartphone, nas plataformas iOS ou Android.

Para denunciar é preciso seguir um passo a passo simples. Após fazer o download, o usuário deverá selecionar o crime que deseja denunciar no espaço “assunto” e, depois, contar o que ocorreu, citar as pessoas envolvidas, a data da ocorrência, dentre outras informações relevantes para devida apuração policial.

Os usuários deverão informar, ainda, a cidade e o bairro onde o fato que está sendo denunciado ocorreu. Além disso, o denunciante também poderá anexar imagens ou vídeos da ocorrência. Tudo isso poderá ser feito em absoluto sigilo, caso o usuário opte por enviar a denúncia sem revelar sua identidade. Para isso, basta marcar a opção “anônimo” que aparece na tela inicial.

Uma vez enviada a denúncia, o usuário poderá acompanhá-la por meio de um protocolo em aba específica dentro do aplicativo. Todas as ocorrências denunciadas por meio do App Disque-Denúncia Maranhão são recebidas e registradas na Central de Atendimento, onde são distribuídas para tratativas conforme o crime relatado.

Mais informações na reportagem de Paulo Pontes, para a TV Cidade/RecordTV.

Assista abaixo:

Além do aplicativo Disque-Denúncia Maranhão, a população poderá utilizar o 181 e os telefones (98) 3223-5800 (para denúncia de ocorrências da capital) e 0300 31 35800 (para denúncias provenientes de outras regiões do estado). O WhatsApp (98) 99224-8660 também seguirá disponível para denúncias. Ambos os serviços estão disponíveis durante 24h, sete dias por semana.

O Disque-Denúncia Maranhão é um serviço à disposição da população para denúncias de crimes ocorridos no Estado do Maranhão, que tem como um de seus pilares o sigilo da fonte, buscando resguardar o denunciante. Caso o cidadão deseje registrar um Boletim de Ocorrência (B.O), comunicando um crime do qual foi vítima, será necessário acessar a delegacia online ou procurar a delegacia física mais próxima.

Em caso de emergência, o cidadão deverá entrar em contato com o Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), por meio do telefone 190. O órgão engloba serviços de atendimento prestados pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e outros serviços de emergência prestados pela Polícia Civil, Instituto Médico Legal e Instituto de Criminalística.

Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 19h20, pela TV Cidade/RecordTV.

Compartilhe
Conteudo Relacionado