Moradores reclamam de poluição no rio da Ribeira em São Luís

Moradores reclamam de poluição no rio da Ribeira em São Luís
Foto: reprodução/TV Cidade/Record TV.

Os moradores do Residencial Natureza, localizado no bairro Ribeira, Zona Rural de São Luís, tem sofrido com a má qualidade das águas do rio da Ribeira. A população conta que o rio se tornou um problema, que, além de causar a morte dos animais que bebem água no rio, passou a incomodar os moradores do entorno por conta do mau cheiro.

Por meio de nota, a Secretária Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM) informa que é responsável pelo licenciamento e fiscalização de empreendimentos com atividades de impacto local no município de São Luís. Sobre a situação do rio citado na matéria, a SEMMAM esclarece que já realizou duas vistorias no entorno do local denunciado.

Na última segunda-feira (8), a equipe de fiscalização ambiental da SEMMAM vistoriou empresas instaladas no entorno do local denunciado, tendo sido elaborado relatório de fiscalização, com as deliberações, notificações e orientações a serem cumpridas, conforme atividade executada por cada uma delas.

A Semmam destaca, ainda, que em nenhum dos estabelecimentos foi constatado lançamento de efluentes de forma irregular. E acrescentou que, na quinta-feira (11), a equipe retornou à região para percorrer o curso do rio na tentativa de localizar pontos clandestinos de lançamentos de efluentes, não obtendo êxito.

A Secretária, por fim, ressaltou que continuará realizando fiscalizações na região, para que sejam cumpridas as medidas previstas na legislação ambiental.

Por sua vez, através de nota, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) informa que, a partir do recebimento de denúncia sobre a situação do Rio da Ribeira, entrou em contato com o denunciante e encaminhou, imediatamente, equipes dos setores de monitoramento, recursos hídricos e fiscalização para a região visando a realização de vistoria no local.

Destaca ainda que, durante a atividade, acompanhado do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), o laboratório de análises ambientais (LAA) realizou coleta da qualidade da água e de efluentes do Rio da Ribeira visando identificar as possíveis causas e os causadores da problemática identifica em um vídeo que circula nas redes sociais, além de realizar as devidas sanções caso necessário.

Ainda na ação. foram realizadas também, de forma conjunta com as equipes de monitoramento, recursos hídricos e fiscalização, vistorias nos empreendimentos inseridos nas imediações do Rio da Ribeira.

Por fim, a Sema ressalta que todas as medidas para a contenção do problema estão sendo realizadas.

Veja mais na reportagem abaixo:

Compartilhe
Conteudo Relacionado