PF realiza novas operações contra crimes ambientais no Maranhão

PF deflagra novas operações contra crimes ambientais no Maranhão
Fonte: reprodução/PRF

A Polícia Federal realizou, juntamente com o ICMBio e IBAMA e PRF, ações de combate aos crimes ambientais no interior da Reserva Biológica do Gurupi/MA. As ações deram cumprimento à decisão judicial oriunda da ação civil pública objetivando a efetiva proteção dessa Unidade de Conservação, com vistas à repressão da exploração ilegal de madeira, desmatamentos destinados a pastagens, caça ilegal e extrusão dos invasores dessa área legalmente protegida.

A ação ocorreu em três fases, nos períodos de 18 a 22 de outubro,  5 a 9 de novembro e 6 a 10 de dezembro. Constatou-se uma área de 35 hectares de extração florestal na Reserva Biológica do Gurupi.

Durante as ações foram lavrados autos de infração totalizando em R$ 173.387,30 o valor das multas aplicadas; apreensão de um caminhão toreiro, três espingardas, treze munições, duas motosserras; inutilização de três tratores de esteira, quatro acampamentos, 68 unidades de pranchas de madeira nativa, 68,319 m³ de madeira em tora e 12,972 m³ de madeira serrada. Houve ainda a notificação e impedimento de bovinos sendo transportados para o interior da REBIO do Gurupi.

Foi identificada e autuada uma serraria clandestina no município de Buriticupu/MA, sendo inutilizados os maquinários, toras e madeira serrada encontrados no local.

Os investigados poderão responder por crimes como receptação qualificada (art. 180, §1° do CPB), transporte e depósito de produto de origem vegetal sem licença válida, funcionamento de estabelecimento potencialmente poluidor sem autorização, causar dano direto ou indireto às Unidades de Conservação (artigos 40, 46, parágrafo único e art. 60 da Lei 9.605/98), dentre outros.

Participaram da Operação Rio das Onças aproximadamente 27 servidores dos seguintes órgãos: Polícia Federal, ICMBio, IBAMA, PRF e Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).

Fonte: PRF

Compartilhe
Conteudo Relacionado