PRF apreende 196m³ de madeira ilegal no Maranhão

PRF apreende 196m³ de madeira ilegal no Maranhão
Foto: divulgação/PRF.

Durante fiscalização nos municípios de Santa Inês e Bom Jardim, em sete abordagens, a PRF apreendeu 196m³ de madeira transportada ilegalmente.

Na sexta-feira (14), no km 231 da BR-316, município de Bom Jardim, uma equipe PRF flagrou diversas irregularidades no transporte de 53m³ de madeira nativa serrada.

Foi constatada, a princípio, ocorrência de transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida.

Em Santa Inês foram feitas cinco apreensões. No sábado (15), a PRF realizou a apreensão de dois veículos transportando madeira nativa ilegalmente. Em ambos os casos, os veículos transportavam madeira nativa serrada sem documentação válida. Foram apreendidos e colocados à disposição do órgão ambiental competente a quantidade de 68,74 m³ de madeira ilegal.

No final da manhã de domingo (16), uma equipe PRF abordou um caminhão carroceria fechada, com placas do estado do Ceará, que além de transportar 10m³ de madeira serrada, transportava um conjunto de mesas e outras mercadorias beneficiadas, sem constar na documentação fiscal.

Ainda no domingo, já no fim da tarde, outra apreensão foi feita, dessa vez a um caminhão-trator. Durante a fiscalização os policiais descobriram irregularidades no transporte da carga de 17,5m³ de madeira nativa serrada, foram constatadas divergências entre o que constava na documentação fiscal e o que efetivamente estava sendo transportado.

No início da noite, outro caminhão foi abordado pela equipe policial que observou que a carga era formada por madeira nativa serrada e por portais de madeira. Os portais, no entanto, não constavam na documentação fiscal apresentada. O condutor alegou que não sabia da necessidade de documentação fiscal e de licença ambiental para o transporte deste tipo de carga.

Todos os envolvidos assinaram termo circunstanciado de ocorrência e foram liberados em seguida sob a condição de comparecerem em juízo quando convocados.

Com informações da PRF/MA.

Compartilhe
Conteudo Relacionado