A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na quarta-feira (18), 26.2 m³ de madeira ilegal na rodovia BR-010, em Santa Maria, nordeste do Pará.
De acordo com a PRF, a carga foi descoberta durante uma fiscalização de rotina no quilômetro 270 da BR-230. Segundo os agentes, após abordagem ao caminhão, o condutor apresentou a Guia Florestal e Nota Fiscal da mercadoria, da SEMAS-PA, porém, ao analisarem a carga transportada, não se encontrou nenhuma madeira aplainada, indicando que os documentos são referentes a outra carga.
Desta forma, a carga transportada, por não se tratar de madeira aplainada em duas faces, bem como a presença do excesso de 9,47% ao valor trazido em nota, torna a Guia Florestal inválida para todos os efeitos, conforme regulamentação do IBAMA.
O caminhão e a carga ficaram retidos na Unidade Operacional da PRF em Balsas à disposição do órgão ambiental competente. Foi constatado o crime de transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida. O condutor do veículo assinou termo circunstanciado de ocorrência, se comprometeu a comparecer em juízo quando convocado, e foi liberado em seguida.
Fonte: PRF-MA