De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), só neste ano, 6.865 focos de incêndio foram registrados no Maranhão. Os municípios de Balsas e Fernando Falcão aparecem no ranking com maior número de queimadas. O índice é considerado dentro do esperado.
O meteorologista Hallan Cerqueira explica que a Região Sul do Maranhão costuma ser a mais afetada devido à falta de chuvas no período, mas, não há como confirmar se as motivações são apenas fatores meteorológicos ou também criminosos.
Ainda segundo o INPE, quase 13% dos focos de incêndio do Brasil estão no Maranhão. O Estado fica atrás apenas do Pará e Mato Grosso na diminuição de queimadas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, operações de controle estão sendo feitas para diminuir o índice de queimadas. Em julho, 722 focos de incêndio foram combatidos. O Maranhão é um dos Estados em situação de Emergência Ambiental, devido ao risco de incêndios florestais.
O Governo do Estado proibiu o uso de fogo para limpar áreas agrícolas e preparar o espaço para plantio. A determinação é direcionada ao período de seca e deve durar até 30 de novembro deste ano.
Mais informações na reportagem de Lorena Cavalcante, para a TV Cidade/RecordTV.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Balanço Geral-MA, com Ailton Nunes, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 11h50, pela TV Cidade/Record TV.