São Luís: comitiva vistoria obras no aterro da Ribeira

São Luís: comitiva vistoria obras no aterro da Ribeira
Foto: reprodução/TV Cidade/Record TV.

Uma comitiva da prefeitura de São Luís realizou uma vistoria nas obras do Unidade de Beneficiamento de Resíduos da Ribeira. Foram vistoriadas as obras de construção do Pátio de Compostagem - para beneficiamento de resíduos orgânicos -, da Usina de Beneficiamento de Resíduos Inertes - para a reciclagem de restos de construção civil - e o Centro de Educação Ambiental.

As três unidades vão garantir que mais de sete mil toneladas de resíduos sejam recicladas por mês.

O Pátio de Compostagem terá área total de 5.500 metros quadrados e capacidade para processar 90,75 toneladas mensais de resíduos orgânicos. Além de gerar resíduos orgânicos de restos de poda, São Luís também produz resíduos orgânicos da atividade de capina, que representam grande potencial de recuperação energética quando reciclados organicamente na compostagem. Ainda serão utilizados como matéria-prima no processo de compostagem os resíduos coletados provenientes de feiras livres e mercados públicos.

O Centro de Educação Ambiental terá auditório com equipamento audiovisual, área de estacionamento, banheiros, área administrativa, acessibilidade etc. Com as obras o Aterro da Ribeira passará a ser uma Unidade Integrada de Beneficiamento de Resíduos Sólidos e passará a ter também uso socioambiental.

Mais informações na reportagem de Rafaela Moreira, da TV Cidade/Record TV.

Assista abaixo:

UNIDADE DE BENEFICIAMENTO DE RESÍDUOS DA RIBEIRA

A Unidade de Beneficiamento de Resíduos da Ribeira é a área que compreende a Estação de Transbordo, a Usina de Beneficiamento de Resíduos Inertes e o Pátio de Compostagem, as instalações administrativas e as instalações operacionais. A Estação de Transbordo já está em funcionamento e é o local onde ocorre a transferência dos resíduos do veículo que faz a coleta domiciliar nos bairros de São Luís para outro veículo com capacidade de carga maior, que transporta os resíduos recolhidos para a Central de Tratamento de Resíduos Titara, em Rosário, onde o resíduo urbano da capital é tratado, conforme todas as normas ambientais e sanitárias vigentes.

RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Já os resíduos inertes ou os resíduos da construção civil são aqueles provenientes de atividades de raspagem de logradouros e áreas livres, reformas, escavações, demolições e construções civis e outras atividades executadas por empresas privadas e pelos munícipes que geram: areia, pedras, terra, restos de tijolos, blocos, argamassas, vigas, lajes entre outros. Estes resíduos serão reciclados na Usina de Beneficiamento de Resíduos Inertes.

Compartilhe
Conteudo Relacionado