Um dos tópicos discutidos na pandemia da coronavírus é se deve ser usado o ibuprofeno para tratar pacientes.
A Organização Mundial de Saúde, OMS, destaca que por enquanto e com base nas informações disponíveis, não recomenda que não seja usado o remédio. De acordo com a mais recente atualização, o vírus infetou 207.855 pessoas e provocou 8.648 mortes em 166 países.
Preocupações
Em nota, a agência disse estar ciente das preocupações sobre o uso de anti-inflamatórios não-esteroides, com destaque para o ibuprofeno, para tratar febres em pessoas com covid-19.
Mas após uma rápida revisão sobre o tema “não tem conhecimento dos dados clínicos ou de base populacional publicados sobre esse tópico”.
No momento, existe uma consulta a médicos que tratam pacientes, mas não se conhecem “relatos de efeitos negativos do ibuprofeno, além dos efeitos colaterais usuais que limitam seu uso em determinados grupos”.
Discussão
Até agora, a agência não havia detalhado a discussão iniciada no fim de semana por autoridades médicas de alguns países a respeito da eficácia do ibuprofeno.
Na terça-feira, um porta-voz da agência comentou que pacientes em tratamento deviam usar o paracetamol em vez de ibuprofeno, mas não dava pormenores sobre essa recomendação.
*Contrariamente da matéria publicada meia hora antes, a OMS declarou que não recomenda o não uso do ibuprofeno no tratamento de doentes do covid-19. Pedimos desculpas pelo erro, ajustamos a informação que tem todos os restantes correctos.
Com ONU News.