O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) ganhou importante reforço para promoção das ações da operação Praia Segura. Trata-se de dois drones dotados de alta tecnologia de som e imagem, que vão proporcionar mais condições de monitoramento a banhistas e demais frequentadores da orla marítima de São Luís.
A operação é realizada ao longo do ano e se intensifica no período de férias, quando aumenta o fluxo de pessoas nas praias da capital.
O comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto, avaliou a importância dos equipamentos para as ações da operação. “É um grande apoio podermos contar com equipamentos de alta tecnologia, e os drones vão contribuir para que tenhamos mais condições de monitorar a movimentação na orla e garantir mais segurança aos frequentadores", pontuou.
Os drones, que são do modelo DJI Mavic 3 Enterprise, contam com alto-falante e câmera termográfica, capacidade de alcance de zoom de até 56 vezes e possuem várias funcionalidades.
"Vamos explorar as funcionalidades dos equipamentos, ampliando as orientações, levando alertas e evitando acidentes. É o trabalho de prevenção fortalecido e a consequente redução dos riscos de ocorrências”, frisou Célio Roberto.
Os trabalhos da operação Praia Segura são executados pelo Batalhão de Bombeiros Marítimo (BBMar) e Núcleo de Aeronaves Remotamente Pilotadas (NUARP). Ano passado, foram realizadas mais de 20 mil abordagens, entre outras ações.
As equipes realizam ações preventivas como monitoramento de área, ações de salvamento e educativas em quadriciclos; monitoram a pé, em rondas, realizam patrulhamento, dentre outras iniciativas.
Proprietários de bares e restaurantes também são alvos da ação, e recebem esclarecimentos sobre cuidados e atitudes seguras para que repassem à clientela.
As ocorrências mais comuns neste período são queimadura de caravelas, crianças perdidas, perigos por conta das chuvas e consumo de álcool. Em caso de ocorrências, o banhista pode se dirigir aos postos do BBMar nas praias ou utilizar os canais telefônicos: 193 (Corpo de Bombeiros), 190 (Polícia Militar) e 192 (Samu).
“Este trabalho faz parte da rotina da equipe, e reforçamos no período de férias, quando há um maior número de banhistas. O objetivo é garantir segurança e tranquilidade nas praias”, destacou o coronel Célio Roberto.
Aplicativo
O Corpo de Bombeiros disponibiliza o aplicativo Praia Segura SLZ, que traz informações sobre locais de risco, dicas de segurança e características das praias (extensão, se há guarda-vidas, dias e horários, atendimento médico, posto de saúde mais próximo).
A ferramenta ainda informa sobre a tábua de maré (dias e horários em que está cheia ou baixa), situação de balneabilidade para que o banhista saiba o local adequado para banho e endereços dos postos de guarda-vidas.
O aplicativo também contém vídeos com dicas no lazer envolvendo rios, piscinas e praias. O Praia Segura SLZ pode ser baixado nos sistemas Android e IOS.