MA: 52% das mortes de mulheres em 2020 foram feminicídios

MA: 52% das mortes de mulheres em 2020 foram feminicídios
Foto: reprodução/TV Cidade/Record TV.

Dados da Polícia Civil do Maranhão apontam que em 2020, houve uma média de cinco casos de feminicídio por mês no Estado. De 125 mortes de mulheres em todo o Estado, 65 foram identificadas pela polícia como crimes de feminicídio.

Os dados são do 15º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, mostrando um aumento de 52% só no período de pandemia. Em 2019, foram 102 ocorrências. Na maioria dos casos, o companheiro não aceitava o fim do relacionamento.

"Acompanhamos esse fenômenos da violência desde o início da pandemia e observamos que uma série de fatores contribuíram [para o aumento], dentre eles, o isolamento social, crises de perda de emprego e rendimento da mulher; o agressor ficou mais tempo dentro de casa", disse Kazumi Tanaka, coordenadora das Delegacias da Mulher do Estado.

No ano passado o anuário registrou 6.427 casos de lesão corporal e 14.480 crimes de ameaça. Números que podem ser maiores, levando em consideração que durante a pandemia há um aumento de subnotificações. 'Nesse período a Rede de Proteção à Mulher redobrou as estratégias para auxiliar as vítimas.

Hoje, dentro da Casa da Mulher Brasileira, em São Luís, é possível encontrar vários serviços de suporte, entre eles o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, coordenado por uma comissão de advogadas da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB-MA).

Os detalhes na reportagem de Laryssa Madeira, da TV Cidade/Record TV.

Assista abaixo:

Compartilhe
Conteudo Relacionado