A Polícia Federal (PF) realizou na manhã desta terça-feira (21) a “Operação Fake Solis”, para investigar um esquema fraudulento comandado por uma organização criminosa para obter financiamentos na Caixa Econômica Federal em contratos de energia solar em São Luís. Na ação, a PF cumpriu 14 mandados de busca e apreensão em residências e empresas envolvidas, todas na capital.
De acordo com a polícia, a rede criminosa se dedicava à prática de delitos como organização criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informação, fraude na obtenção de financiamento, lavagem de capitais e corrupção, todos perpetrados em detrimento da Caixa Econômica Federal. Somadas, as penas podem chegar a 48 anos de reclusão.
Um ex-gerente da Caixa Econômica teve a prisão preventiva decretada. Ele estaria em Portugal, e a Interpol precisou ser acionada. Os demais servidores da caixa envolvidos no esquema já foram suspensos das funções e estão proibidos de terem acesso às agências da instituição pelo prazo de sessenta dias.
Mais informações na reportagem de Laryssa Madeira, para a TV Cidade/Record.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Balanço Geral-MA, com Ailton Nunes, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 11h50, pela TV Cidade/Record.