
A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) prendeu um homem identificado como Gustavo Manoel, apontado como líder de um esquema de extorsão cibernética no Estado do Piauí. O investigado foi preso nessa terça-feira (15) após se apresentar à polícia em Açailândia, no Maranhão.
Ele estava foragido desde o início da Operação Cativeiro Digital, deflagrada no último dia 3 de abril.
De acordo com o delegado Humberto Mácola, o grupo utilizava fotos de mulheres conhecidas e criava perfis falsos em redes sociais para atrair homens.
Após o início das conversas e a troca de fotos íntimas, os investigados passavam a fazer ameaças para que as vítimas transferissem dinheiro, sob risco de exposição pública das imagens.
No dia da operação, além de Gustavo Manoel, quatro pessoas foram presas temporariamente e sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Açailândia. Entre os presos, estão familiares do Gustavo.
A ação contou com o apoio da Diretoria de Inteligência das Polícias Civis do Piauí e Maranhão, além das delegacias regionais de Imperatriz e Açailândia.
A extorsão cibernética é crime previsto no artigo 158 do Código Penal Brasileiro. As investigações continuam, e a Polícia Civil não descarta a participação de novos envolvidos no esquema.
Mais informações na reportagem de Junior Pereira, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Cidade Alerta-MA, com Markos Martins, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 18h, pela TV Cidade | RECORD.
Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.