O governador do Maranhão, Flávio Dino anunciou na manhã desta quarta-feira (17) por meio de rede social que assinou contrato para compra da vacina russa Sputnik V.
O Maranhão pretende adquirir 4.582.861 doses de vacina. “Estamos enviando contrato hoje para a empresa russa. Expectativa é conclusão da compra e início das entregas em abril”, disse o governador.
Flávio Dino reiterou ainda o compromisso com o Plano Nacional de Imunização (PNI), nos termos da lei. "Caso o Ministério da Saúde opte por assumir o contrato, não vamos nos opor. Caso não queira, vamos manter a compra", ressaltou.
No último sábado (13), o governador já havia participado de reunião virtual dos governadores do Nordeste com Eduardo Pazuello, que até então era ministro da Saúde,
Os Estados do Nordeste possuem um compromisso com o Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF), que financia a fabricação da vacina Sputnik V, para adquirir 37 milhões de doses.
A intenção do Consórcio é ofertar as vacinas para o Plano Nacional do Vacinação (PNI), uma vez que os governadores defendem a manutenção dos princípios de equidade que regem o Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante a reunião, ficou acertado que o Ministério da Saúde iria intermediar a compra das doses da vacina.