Ação beneficente marca Dia de Combate às Drogas em São Luís

Ação beneficente marca dia de Combate às drogas em São Luís
Foto: reprodução/TV Cidade.

No último sábado (26) em alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas, o CPAS AD realizou uma grande ação resgate na praça João Lisboa, no centro de São Luís,  no qual foram oferecidos diversos serviços sociais e em saúde para um total de 160 pessoas em situação de rua, como corte de cabelo e barba, curativos, testes de HIV, Sífilis, Hepatite, Teste de Covid-19, avaliação médica e distribuição de alimentos.

Atualmente, o uso e abuso de álcool e outras drogas constituem um dos mais importantes problemas de saúde pública no mundo, considerando-se a magnitude e a diversidade de aspectos envolvidos.

De acordo com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), todo ano 210 milhões de pessoas usam drogas ilícitas no mundo, das quais quase 200 mil resultam em óbito. O uso e o tráfico de drogas constituem ameaças não somente para a saúde, mas também para a estabilidade global e o desenvolvimento socioeconômico.

Veja mais detalhes na reportagem de Sérgio Fernandez:

História

Em 1987, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 26 de junho como o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. Esta data foi criada para conscientizar a população global sobre essa temática, enfatizando a necessidade de combater os problemas sociais criados pelas drogas ilícitas, além de planejar ações de combate à dependência química e o tráfico de drogas.

Balanço

O Relatório Mundial sobre Drogas 2020 divulgado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) mostrou que cerca de 269 milhões de pessoas usaram drogas no mundo em 2018 – aumento de 30% em comparação com 2009. Além disso, mais de 35 milhões de pessoas sofrem de transtornos associados ao uso de drogas.

O relatório também analisa o impacto da Covid-19 nos mercados de drogas e, embora seus efeitos ainda não sejam totalmente conhecidos, o fechamento de fronteiras e outras restrições relacionadas à pandemia já causaram escassez de drogas nas ruas, levando ao aumento de preços e à redução da pureza.

 

Compartilhe
Conteudo Relacionado