Ação irá doar absorventes para adolescentes em São Luís

Ação beneficiará adolescentes em situação de vulnerabilidade em São Luís
Fonte: divulgação/Prefeitura de São Luís

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) recebeu, nesta segunda-feira (8), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por meio da Fundação Justiça e Paz se Abraçarão (FJPA), 4.800 pacotes de absorventes que serão doados a 1.200 crianças e adolescentes em idade menstrual e em situação de vulnerabilidade social.

O público-alvo é acompanhado pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos territórios Cidade Operária, Coroadinho e Itaqui-Bacanga. 

Os absorventes serão entregues a meninas e adolescentes acompanhadas pelos Serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF); Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Programa Criança Feliz (famílias acompanhadas que se enquadrem no perfil). 

“Ter parceiros como o Unicef e a FPJA é fundamental para ampliarmos o atendimento para quem precisa. Combater a pobreza menstrual e falar sobre ela é uma necessidade em função dos tabus que enfrentamos. Como os doadores já indicaram as unidades que deverão ser contempladas, nós fizemos o levantamento nos nove Cras desses três territórios”, explicou a secretária da Semcas, Rosângela Bertoldo.

Dados do estudo “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos”, realizado pelo Unicef, apontam que uma em cada quatro adolescentes no Brasil não tem acesso a absorvente durante o período menstrual e que quase 30% das mulheres jovens já deixaram de ir às aulas por isso.

Além dos absorventes, o Unicef levará o material de higiene pessoal para estudantes de escolas estaduais, totalizando 14 mil absorventes a serem distribuídos.

Fonte: Prefeitura de São Luís

Compartilhe
Conteudo Relacionado