ALEMA realizará lives para discutir prevenção ao suicídio

ALEMA realizará lives para discutir prevenção ao suicídio
Foto: divulgação/ALEMA.

A Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) iniciará, nesta segunda-feira (21), uma programação especial em alusão ao 'Setembro Amarelo', campanha mundial de prevenção ao suicídio. As ações serão desenvolvidas em parceria com a Diretoria de Comunicação da Alema, por meio de lives transmitidas pela Rádio Assembleia Online, de 21 a 25, das 9h às 12h, com convidados da área da saúde especialistas no assunto. 

Com o tema “Para Florescer Preciso de Você”, a mobilização visa conscientizar sobre a prevenção ao suicídio, buscando alertar a respeito do problema por meio do diálogo e discussões que abordem o tema de forma aberta.  

Programação 

A programação de lives começa nesta segunda-feira (21), com um bate-papo entre o psicólogo Ruy Cruz, articulador da política de prevenção a automutilação e suicídio, e a psicóloga Flávia Uchôa, sobre o tema da campanha. Antes, a diretora de Saúde da Casa, Melina Sá, e o diretor-geral da Alema, Valney Pereira, farão a abertura oficial do evento.

Na terça-feira (22), a live terá como convidados Gabrielle Romanhol, diretora do Hospital Nina Rodrigues, e Isabele Morais Rego, chefe do Departamento de Atenção à Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que falarão sobre a política e o cuidado na prevenção ao suicídio. 

Na quarta-feira (23), será a vez do psicólogo Ruy Cruz e do presidente do Núcleo de Apoio à Vida de São Luís, Jhonattan Coutinho, conversarem sobre os desafios da política de prevenção à automutilação e suicídio.

Já na quinta-feira (24), Marcelo Soares Costa, diretor do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPS AD), e Cristiane Lago, promotora de Justiça e representante da Rede do Bem, falarão sobre uso de drogas e suicídio. 

Encerrando a programação, na sexta-feira (25), a psicóloga clínica e coordenadora do ambulatório do Hospital Nina Rodrigues, Lucilene Castro, e a tenente-coronel Cristiane Luma, chefe do CAPS da Polícia Militar do Maranhão, vão bater um papo sobre a importância da saúde mental. 

Mobilização nos setores 

Ainda como parte da programação, durante toda a semana, pequenos grupos de mobilização irão aos setores da Assembleia levar informações referentes à saúde mental, nutrição e fisioterapia respiratória, importantes especialmente para quem foi acometido pela Covid-19. 

Serão distribuídos folderes com um QR-Code contendo informações importantes sobre a temática da prevenção ao suicídio. Também serão entregues sementes de girassol como simbologia ao tema da campanha. 

“A Diretoria de Saúde levará, setor a setor, um carinho, um cuidado, uma atenção à saúde. Também levaremos sementes de girassol, incentivando os servidores a plantarem nas suas casas. A campanha deste ano está dando destaque também aos hobbies, o que chamamos de ‘lado B’ das pessoas, que, durante a pandemia, ajudou muito em relação à saúde mental”, concluiu Melina Sá. 

Fonte: Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema).

Compartilhe
Conteudo Relacionado