Carnaval: campanha reforça estoque de sangue no Hemomar

bolsa de sangue
Foto: Reprodução/TVCidade/RecordTV.

Diariamente tem sempre alguém precisando de sangue. Entretanto, somente a doação regular pode manter o estoque do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar). Para garantir os estoques e o abastecimento dos hospitais, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou, nesta terça-feira (4), a campanha de mobilização de doadores de sangue para o período carnavalesco. Este ano, o tema da campanha é “Doar é amar. Nesse carnaval, antes da diversão, vem a boa ação. Doe sangue!”. A ação será realizada até 24 de fevereiro.

A campanha é realizada simultaneamente nos Hemonúcleos de Pinheiro, Santa Inês, Codó, Caxias, Pedreiras, Balsas e Imperatriz. A bolsa de sangue coletada em uma doação pode beneficiar até quatro pessoas, pois são extraídos os componentes: hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado. 

Atualmente o Hemomar coleta cerca de 180 bolsas de sangue por dia quando o ideal é de 250 a 300 bolsas. “Estamos antecipando a campanha de doação por conta do baixo estoque no Hemomar. Contamos com a solidariedade das pessoas, pois como diz nosso tema deste ano, antes da diversão, vem a boa ação”, destacou a coordenadora de Captação de Doadores do Hemomar, Ana Penha.

A agente de endemias, Osane Carneiro Furtado, de 40 anos, considera a doação como um ato de amor à vida. “Meu sangue é O negativo, e sempre realizo a doação. Hoje as pessoas precisam do meu sangue, mas eu posso um dia precisar também. No carnaval a demanda por doação de sangue sempre aumenta”, disse. 

Para ajudar o tio, o estudante Tarcísio Sousa Filho, do município de Miranda do Norte, procurou o Hemomar.  “É a minha primeira vez e pretendo, sempre que for possível, fazer a doação de sangue”, comentou.

Enquanto realizava a primeira doação de sangue, o lavrador Renilson Mendes Lopes, de Miranda do Norte, planejava novas doações de sangue. “Acho importante o ato de doar sangue”, afirmou.

Com a programação de coleta externa, a população de Vargem Grande pode participar da campanha no período de 11 a 14 de fevereiro. No próximo dia 15, de 7h às 19h, a coleta será na Fundação Antônio Bruno. No dia 20, o atendimento da coleta externa será no Tribunal de Contas, e no dia 29 na Igreja Batista Shalon, também de 7h às 19h. Empresas e comunidades interessadas em fazer a coleta externa podem solicitar o agendamento para Coordenação de Coleta Externa, por meio do telefone (98) 3216-1124.  

Box//Doação de sangue
– Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);
– Pesar no mínimo 50 kg;
– Estar alimentado. Não ingerir alimentos gordurosos antes da doação;
– Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
– Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial;
– O intervalo mínimo entre uma doação de sangue é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Com informações do Governo do Maranhão.

Compartilhe
Conteudo Relacionado