Covid-19: MA tem 434 casos confirmados nas últimas 24h

Covid-19: MA tem 434 casos confirmados nas últimas 24h
Foto: CDC/Unsplash (via ONU Brasil).

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) contabiliza 434 novos casos confirmados de Covid-19 no Maranhão. Destes, 73 estão em São Luís e 361 no interior. De acordo com os dados, sobe para 332.749 o número de casos confirmados desde o início dos registros, em 20 de março de 2020.

Os dados são do boletim epidemiológico emitido pelo órgão na sexta-feira (23).

Destas mais de 330 mil pessoas infectadas:

  • 34.388 são casos ativos;
  • 9.529 mortes;
  • 288.832 pessoas recuperadas;
  • 33.552 estão em isolamento domiciliar;
  • 490 estão internadas em enfermarias;
  • 346 pessoas estão em leitos de UTI.

Quatro óbitos foram registrados nas últimas 24 horas. Os demais foram registrados em dias e/ou semanas anteriores, e aguardam resultado do exame laboratorial para Covid-19.

civudma2407

O Estado ainda tem 1.108 casos suspeitos aguardando diagnóstico e 553.009 casos descartados.

O Maranhão continua apresentando queda no número de internações por Covid-19. A taxa de ocupação de leitos de UTI do SUS exclusivos para Covid-19 na Grande Ilha já chega a 72,69%. Os leitos de UTI chegaram a ultrapassar os 90% de ocupação neste ano.

leitoscovid2407

VACINAÇÃO

De acordo com a SES, até o dia 23 de julho, 4.112.040 doses de vacina contra o novo coronavírus foram distribuídas para todo o Maranhão. Destas, 3.665.311 doses foram aplicadas.

Novas doses da AstraZeneca e Pfizer chegam ao Maranhão na quarta-feira (21). Ao todo,180.770 novas doses foram encaminhadas à Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (CEADI-MA) da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Com a nova remessa, o Maranhão já recebeu 4.681.400 doses de vacinas, sendo 1.385.540 doses da CoronaVac, 2.714.250 doses da AstraZeneca, 471.510 doses da Pfizer e 110.100 doses da Janssen. 

vacinacovid2707

ACESSE AQUI O BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DA SEXTA-FEIRA (23)

ACESSE AQUI O BOLETIM DE VACINAÇÃO ATÉ A SEXTA-FEIRA (23)

NOVAS MEDIDAS

Por conta da redução no número de internações por Covid-19, o governador Flávio Dino flexibilizou as normas sanitárias e ampliou o funcionamento de estabelecimentos, decretando abertura de cinema e teatro e comunicando o retorno das aulas presenciais na rede pública estadual. As medidas foram anunciadas em coletiva, nesta terça-feira (20), no Palácio dos Leões. 

As novas medidas valem até dia 30 de julho e incluem:

  • retorno às aulas na rede pública estadual, a partir do dia 2 de agosto, no sistema híbrido – presencial e remoto;
  • liberados cinema, teatro e igrejas;
  • eventos com até 200 pessoas (ambiente fechado) e 400 (ambientes abertos e ventilados);
  • administração pública com 100% da capacidade;
  • grupos de risco vacinados retornam ao trabalho (exceto gestantes);
  • comércio, indústria, bares, restaurantes, supermercados, academias e shoppings podem funcionar sem restrição de horário.

VOLTA ÀS AULAS

O anúncio da reabertura das escolas da rede estadual, no próximo dia 2 de agosto, foi feito pelo Governo do Maranhão por meio de coletiva virtual, na terça-feira (20), momento em que o governador Flávio Dino destacou que o retorno seguirá todos os protocolos de biossegurança definidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde), como uso universal de máscaras e distanciamento, de modo a manter a segurança de todos, e se dará de forma progressiva, de acordo com a realidade de cada escola.

Na quinta-feira (22), a Seduc divulgou as “Diretrizes Pedagógicas para o retorno híbrido das escolas da rede estadual de ensino no Maranhão” e tem realizado uma série de debates com agentes e entidades educacionais para que este retorno às unidades escolares seja o mais seguro e adequado possível. 

Na quarta-feira (21), a reunião liderada pelo secretário estadual de Educação, Felipe Camarão, e equipe administrativa da Secretaria, foi com gestores e diretores de educação das 19 Unidades Regionais do Estado, momento em que foram apresentadas aos educadores tais Diretrizes Pedagógicas. 

Durante a reunião, que aconteceu de forma virtual, Felipe Camarão enfatizou que o retorno das atividades presenciais nas unidades escolares públicas maranhenses acontecerá de forma gradual, iniciando pelas escolas com condições para a implementação dos protocolos de biossegurança. Dada a preocupação com a integridade física de estudantes e profissionais, o retorno ocorrerá no formato híbrido, intercalando momentos de atividades presenciais e não presenciais.

As Diretrizes Pedagógicas tratam ainda das orientações para a construção da rotina escolar – Plano Escolar, como podem ser mais bem administradas as aulas híbridas em formato assíncrono e, principalmente, como acontecerá o acolhimento de toda a comunidade escolar, compreendendo estudantes, docentes e familiares.

Compartilhe
Conteudo Relacionado