Covid-19: sobe para 88 número de infectados no MA

coronavírus
Foto: Reprodução/ONU News.

O governador do Maranhão, Flávio Dino, usou as redes sociais nesta sexta-feira (3) para realizar uma série de declarações quanto ao novo Coronavírus (Covid-19) no Estado. Ele disse que hoje vivemos em um momento de alerta com o aumento de casos confirmados: já são 88 casos em 82 municípios maranhenses. No início da semana eram 31 casos confirmados. Os órgãos de Saúde estaduais acreditam que já são mais de 1000 pessoas contaminadas no Maranhão.

De acordo com os dados apresentados pelo governador, para cada caso confirmado, aproximadamente 10 estão assintomáticos ou ainda não fizeram exames para confirmar a infecção pelo Covid-19.

HOSPITAIS

Flávio Dino informou que os leitos de UTI no hospital Carlos Macieira estão quase lotados por pessoas que apresentam síndromes respiratórias. Dos 20 leitos destinados a esse tratamento, 19 estão ocupados.  Destacou a conclusão de obras de reforma e ampliação das instalações do hospital HCI, em São Luís, alugado para tratar pacientes com Coronavírus com exclusividade, e no hospital Genésio Rego. Nestes locais novos leitos de UTI serão abertos para uso a partir da próxima semana.

Leitos em outras regiões estão sendo implantados de acordo com a aparição das síndromes respiratórias. A maioria dos casos de síndromes está em São Luís.

Atualmente há 130 leitos disponíveis exclusivamente para tratamento de infecções por Covid-19 no Maranhão.

ECONOMIA

Durante o discurso, o governador destacou a restrição a certas atividades para conter a circulação e pessoas e consequentemente do Coronavírus para não sobrecarregar a rede de saúde pública e privada. Dino enfatizou que a circulação de pessoas não está proibida, mas sim limitada.

Nesta sexta-feira (3) será editado um decreto que mantem a suspensão das atividades do comércio até o próximo dia 12 de abril. O decreto também fortalecerá as punições, multas e interdições de estabelecimentos em caso de resistência ao cumprimento das determinações.

Estão autorizados os serviços de delivery de modo geral.

ESCOLAS E ÔNIBUS INTERESTADUAIS

O decreto também mantem a suspensão de aulas de instituições públicas e privadas em todos os níveis e ônibus de transporte interestadual até o dia 26 de abril.

INVESTIMENTO EM EPI’S

O governador informou que já há casos de profissionais de saúde com infecção por Covid-19 e já foram afastados das atividades. Por isso pediu fará investimento nos Equipamentos de Proteção Individuais (EPI’s) para os profissionais de saúde. Disse ainda que a população deve seguir as orientações sobre uso de máscaras laváveis, de fabricação caseira, já que são úteis oferecendo proteção adicional para a população em geral.

EQUIPAMENTOS DE RESPIRAÇÃO BLOQUEADOS

Flávio Dino revelou que o Consórcio Nordeste, realizou a compra de aparelhos respiradores, muito necessários com o agravamento dos casos. Porém, o Maranhão está com dificuldade em receber esses equipamentos, já que países mais desenvolvidos estão com prioridade no recebimento desses equipamentos.

“Há respiradores disponíveis hoje no Estado, mas é preciso atenção para que fique clara a necessidade da prevenção”, disse o governador.

Os órgãos de saúde do Estado continuam a monitorar o vírus e  novas declarações sobre a circulação do Covid-19 no Maranhão serão feitas na próxima semana.

 

Compartilhe
Conteudo Relacionado