O primeiro caso da pandemia pelo novo Coronavírus foi identificado em Wuhan, na China, no dia 31 de dezembro de 2019. Em 11 de março de 2020, Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a pandemia do novo Coronavírus.
O Brasil identificou a primeira contaminação pelo novo Coronavírus no final de fevereiro de 2020. No Maranhão, o primeiro caso foi anunciado no dia 20 de março do mesmo ano.
Em quase um ano do registro do primeiro caso, já são 223.489 casos confirmados e 5.275 mortes no Estado. As autoridades em saúde e a administração pública vêm sugerindo normas e atitudes para diminuir o número de casos enquanto a vacinação ainda não é distribuída para toda a população.
Para falar sobre o assunto, o programa CRM na TV do último sábado (6), recebeu Antônio Augusto Moura da Silva, médico, professor de epidemiologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Assista abaixo:
A Covid-19 é uma doença infecciosa causada por um Coronavírus (SARS-CoV2) recém-descoberto. Facilmente transmissível, os casos começaram a se espalhar rapidamente pelo mundo: primeiro pelo continente asiático, e depois por outros países.
COMO SE PROTEGER
As recomendações de prevenção à COVID-19 são as seguintes:
- Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%. Essa frequência deve ser ampliada quando estiver em algum ambiente público (ambientes de trabalho, prédios e instalações comerciais, etc), quando utilizar estrutura de transporte público ou tocar superfícies e objetos de uso compartilhado.
- Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com a parte interna do cotovelo.
Não tocar olhos, nariz, boca ou a máscara de proteção fácil com as mãos não higienizadas.
Se tocar olhos, nariz, boca ou a máscara, higienize sempre as mãos como já indicado. - Mantenha distância mínima de 1 (um) metro entre pessoas em lugares públicos e de convívio social. Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.
- Higienize com frequência o celular, brinquedos das crianças e outro objetos que são utilizados com frequência.
- Não compartilhe objetos de uso pessoal como talheres, toalhas, pratos e copos.
- Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
- Se estiver doente, evite contato próximo com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, busque orientação pelos canais on-line disponibilizados pelo SUS ou atendimento nos serviços de saúde e siga as recomendações do profissional de saúde.
- Durma bem e tenha uma alimentação saudável.
- Recomenda-se a utilização de máscaras em todos os ambientes. As máscaras de tecido (caseiras/artesanais), não são Equipamentos de Proteção Individual (EPI), mas podem funcionar como uma barreira física, em especial contra a saída de gotículas potencialmente contaminadas.