Dengue: veja medicamentos que são contraindicados no tratamento da doença

Dengue: veja medicamentos que são contraindicados no tratamento da doença
Foto: reprodução/TV Cidade/Record.

Os casos de dengue no país já chegam a 688 mil, conforme a atualização de segunda-feira (19), do painel de monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde. As mortes já chegam a 122 confirmadas e 456 óbitos em investigação. Tudo indica que o país enfrentará em 2024 a pior epidemia de dengue da história.

Com o avanço no número de casos, as pessoas com suspeita do vírus acabam optando pela automedicação, o que é contraindicado pelos especialistas. Há também medicamentos que são contraindicados no caso de suspeita de dengue, como os anti-inflamatórios.

Para saber se a pessoa está com o vírus, é fundamental conhecer os sintomas. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta, de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.

Segundo o Ministério da Saúde, não existe medicação específica para o tratamento da doença. Em caso de infeção pelo vírus, a melhor recomendação é tomar bastante líquido, que pode evitar as complicações da doença, e para aliviar a dor e a febre, optar pelo analgésico.

Uma medida auxiliar que evita a propagação da doença é o uso de repelentes, que cria uma espécie de barreira que impede que o mosquito tenha contato como hospedeiro, no caso, o ser humano.

Mas o uso indiscriminado do repelente, como exceder a quantidade limite que é de três vezes ao dia, pode ser prejudicial à saúde, é o que afirma a dermatologista Gabriela Pereira.

Com informações do Ministério da Saúde.

Mais informações na reportagem de Darcy Bezerra, para a TV Cidade/Record.

Assista abaixo:

Fique ligado! O Balanço Geral-MA, com Ailton Nunes, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 11h50, pela TV Cidade/Record.

Compartilhe
Conteudo Relacionado