Divinéia recebe obra de drenagem e pavimentação

obras de drenagem e pavimentação
Foto: A. Baeta/Ag. São Luís.

O prefeito Edivaldo Holanda Junior acompanhou, nesta segunda-feira (13), o início de um conjunto de obras de intervenções de infraestrutura e urbanísticas a serem executadas pela Prefeitura de São Luís na região da Divinéia, como parte do programa São Luís em Obras.  No local serão implantados cerca 11,5 km de drenagem profunda e 6 km de pavimentação de vias. O trabalho foi iniciado pelo canal do Planalto Turu II que terá sua vazão aumentada e será urbanizado. Com a obra, a Prefeitura irá solucionar de forma definitiva o problema de alagamentos em períodos de fortes chuvas. 

“Estamos dando o pontapé inicial de uma obra histórica no polo Divinéia, que contempla vários bairros, com a execução de serviços como drenagem profunda e superficial, que são reivindicações antigas dos moradores da comunidade. São obras que vão solucionar de vez o problema dos alagamentos nesta área e que integram um grande programa da nossa gestão, que é o São Luís em Obras. Com este programa estamos imprimindo uma nova configuração urbanística para diversos bairros de nossa cidade e, assim, proporcionando mais qualidade de vida para nosso povo”, declarou o prefeito Edivaldo, que estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, do vice-prefeito Julio Pinheiro, dos secretários municipais Antonio Araújo (Obras e Serviços Públicos) Ivaldo Rodrigues (Agricultura, Pesca e Abastecimento), Marlon Botão (Cultura) e Mádison Leonardo (Habitação e Urbanismo) e de vereadores. 

“O prefeito Edivaldo, por meio do programa São Luís em Obras, está implantando na região várias intervenções urbanas. O canal, que tem 500 metros, onde iniciamos o trabalho, terá uma maior vazão e será urbanizado e também vamos implantar 11 km de drenagem profunda nesta região. Depois disso, toda a área passará por serviços de urbanização e pavimentação”, explicou o secretário de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo.

Entre as vias que serão contempladas estão as avenidas Argentina, Brasil, Brisa do Mar e Progresso, além das ruas Acre, Chile, Euclides Teixeira, José Antônio, Madre Margarida, Venezuela, Travessa Argentina, Travessa Jairzinho e Travessa José Antônio.

MELHORIAS

“Aguardamos há muito tempo estas obras na comunidade. Esta área costuma alagar em tempos de chuva forte porque recebe esgoto e enxurrada de vários bairros próximos, como Sol e Mar, Divinéia, Vila Luizão, Chácara Brasil, Habitacional Turu e os condomínios de prédios que foram construídos nos últimos anos nesta área”, explicou Maria José Oliveira Diniz, moradora da Rua Euclides Teixeira, do Planalto Turu II, onde reside há mais de 12 anos.

“Esta obra vai ser um grande benefício para comunidade, principalmente para quem mora próximo ao canal, pois a galeria estava cheia de lixo, mato e muita infestação de mosquitos e muriçocas”, disse Katiene Holanda, que mora há 22 anos na Rua Imperatriz, no Planalto Turu II, um dos bairros do polo Divinéia, que é cortado pelo canal de 500 metros que passará por serviços de limpeza, ampliação e urbanização.

Também moradora do Planalto Turu II, a vendedora Luzielma Gomes Bastos revelou que a comunidade esperava por estas obras há muitos anos. “Faz muito tempo que esta área precisava de melhorias como limpeza, desobstrução do canal e asfaltamento”, disse Luzielma.

“Os problemas deste canal têm mais de 25 anos, ou seja, o tempo que eu moro aqui no bairro. Se trouxer melhorias para a comunidade vai ser muito bom para todo mundo”, avaliou Augusto Farias, de 53 anos, técnico em manutenção que mora na Rua Argentina, também no Planalto Turu II.

PROGRAMA

O programa São Luís em Obras, criado pelo prefeito Edivaldo, além de obras de drenagem, urbanização e de asfaltamento, está levando serviços a todos os setores da cidade, como a reforma e construção dos mercados do Coroadinho, Cohab e Casa das Tulhas. Além disso, no Centro, estão sendo reformados vários espaços públicos, como a Praça da Bíblia, o Parque do Bom Menino e praças da Misericórdia e da Saudade. Em diversos bairros da cidade estão em andamento a construção de ecopontos, galpões de triagem de materiais recicláveis, reformas de escolas, unidades de saúde e mercados, reforma de equipamentos sociais, requalificação de praças e outros espaços públicos entre muitos outros serviços que ainda serão iniciados.

Com informações da Prefeitura de São Luís.

Compartilhe
Conteudo Relacionado