Flávio Dino anuncia novas medidas contra o Coronavírus no MA

Flávio Dino anuncia novas medidas contra o Coronavírus no MA
Foto: divulgação/Governo do Maranhão.

O Governador Flávio Dino anunciou na manhã desta quarta-feira (3), por meio de coletiva online, novas medidas contra o novo coronavírus. Entre elas, suspensão de festas, shows, eventos; mudança no horário de estabelecimentos comerciais; suspensão de aulas e atividades presenciais do serviço público estadual.

“Em face das ampliações de leitos na rede estadual, conseguimos conter, nas últimas 24 horas, o aumento das taxas de ocupação. Seguiremos ampliando ao máximo possível. Mas MEDIDAS PREVENTIVAS, por parte de todos os cidadãos e cidadãs, são essenciais”, disse o governador por meio de redes sociais.

As novas medidas estabelecidas por meio de decreto começam a valer na sexta-feira (5) e vão até o domingo, 14 de março.

Abaixo, a relação das novas medidas:

  • Suspensão de festas, shows, eventos;
  • Estabelecimentos comerciais em São Luís poderão funcionar entre 9h e 21h;
  • Ampliação de frota de ônibus administrados pelo Governo do Estado;
  • Escolas e Universidades (municipais, estaduais e privadas) com aulas presenciais suspensas;
  • Serviço público estadual com atividade presencial suspensa. Exceto para serviços essenciais;
  • Grupos de maior risco serão afastados, inclusive no serviço privado;
  • Edital para artistas com 1000 vagas;
  • Fiscalização mais rigorosa;
  • Vacinas: municípios só irão receber novas doses se comprovarem 60% das recebidas já aplicadas.

Fiscalização mais rigorosa

Atendendo a solicitação das entidades empresariais, o governador anunciou fiscalização mais rigorosa a estabelecimentos comerciais, inclusive com interdição em casos de reincidência do descumprimento das normas de segurança. “Estamos acolhendo essa visão da categoria e, neste momento, setores da Saúde e Segurança promovem encontro para ampliar, fortalecer e tornar mais rigorosa a fiscalização”, disse. 

Também está previsto o lançamento de edital direcionado aos artistas maranhenses. Serão mil vagas, no valor de R$ 1.500 por atividade, totalizando um investimento de R$ 1,5 milhão. A medida vai minimizar os prejuízos da categoria com a suspensão de festas e eventos. 

A previsão para início das inscrições é 10 de março. Mais informações, no site da Secretaria de Estado da Cultura (Secma): https://cultura.ma.gov.br/. 

Vacinas

O novo decreto também estipula que os municípios devem comprovar aplicação de pelo menos 60% das vacinas já repassadas pelo Governo do Estado para receber novas remessas do imunizante. 

“No sistema do Ministério da Saúde, as vacinas não estão constando como aplicadas. E sem essa comprovação, não temos como lutar por mais vacinas”, explicou o governador.

Flávio Dino pontuou recebimento de mais 62,4 mil novas doses de vacinas fabricadas pelo Instituto Butantan. Desde janeiro, somam 448 mil doses recebidas e 202 mil aplicadas no Maranhão. 

Ampliação de leitos

Flávio Dino ressaltou que o Maranhão tem sido exemplar na ampliação de leitos, mas que a atitude de cada cidadão é imprescindível. “Não há saída fácil ou milagrosa, neste caso. A crise é ampla. Essas novas medidas são fruto da avaliação de hoje e podem mudar com a alteração dos fatos”, ressaltou.

O governador frisou a continuidade do aumento de casos ativos de coronavírus, destacando não ser “um crescimento explosivo”. Devido às ampliações dos leitos – de UTI  e clínicos – o Governo conseguiu inverter o crescimento da taxa de ocupação. “Continuamos em patamar alto, mas as ampliações que estamos fazendo e vamos continuar a fazer, nos permitiram uma queda nessa taxa de ocupação”, afirmou.

A expansão para garantir a assistência hospitalar continua com mais 72 leitos no HCI; 48 no Hospital Carlos Macieira; oito no Genésio Rêgo; em Imperatriz, 60 leitos no Hospital de Campanha e mais 10 leitos de UTI na unidade macrorregional da cidade. “Estamos implantando serviços estaduais em prédios das prefeitura, para minimizar esse momento mais crítico e não precisarmos transferir pacientes para outros estados, como vem ocorrendo com estados maiores e mais poderosos que o Maranhão”, enfatizou. 

Em resposta aos jornalistas, Flávio Dino pontuou sobre o aumento dos casos de Covid-19, esclarecendo que, atualmente, a rede de assistência está melhor estruturada e preparada para o combate à pandemia. “Não deve ser imputado ao Governo que algumas pessoas, infelizmente, não cumpram as normas. Temos tido atitude equilibrada, seguindo constatações científicas e mantendo as normas. Por isso, o Maranhão tem a menor taxa de letalidade por coronavírus no Brasil e é o estado do Nordeste que mais gerou emprego em 2020”, concluiu.

 

Compartilhe
Conteudo Relacionado