Diante do aumento de casos da Covid-19 no estado, o Governo do Maranhão segue alertando a população para a importância das medidas de prevenção. O alerta é baseado nas avaliações do Comitê Científico de Prevenção e Combate ao Coronavírus no Maranhão, que acompanha constantemente a evolução da pandemia no estado e embasa as estratégias do poder público estadual para o enfrentamento ao novo coronavírus.
Segundo Conceição Pedrozo, médica infectologista que integra o Comitê, medidas como o uso de máscara, a higienização das mãos e o distanciamento social podem minimizar os impactos da Covid-19 e até salvar vidas.
“O vírus está em circulação. A única maneira de evitar a infecção é manter-se afastado da aglomeração, seguindo os protocolos de segurança já conhecidos. Por isso, é de extrema importância a utilização da máscara, principalmente se não houver a possibilidade do distanciamento social de cerca de 1,5 metros, assim como a higienização das mãos e a manutenção dos demais cuidados”, ressalta a Conceição Pedrozo.
Por meio de redes sociais, o governador Flávio Dino descartou um novo lockdown e criticou notícias falsas que se aproveitam da pandemia. Nesta terça-feira (2), a população ludovicense ficou em dúvida por causa de um pedido de um novo lockdown de origem da Defensoria Pública Estadual.
"Como há criminosos que insistem em usar a pandemia para difundir mentiras, convido a que acompanhem as entrevistas coletivas que faço toda sexta, 10h. Lá explico detalhadamente a situação e, se for o caso, anuncio medidas a serem tomadas", escreveu o governador.
Nesta terça-feira (2) o governador reuniu com o Comitê Científico que coordena todas as questões relacionadas à pandemia no Maranhão. “Constatamos crescimento de casos. Definimos medidas relativas à ampliação de leitos e outras providências. Mas, sublinho, não cogitamos de novo lockdown, neste momento”, garantiu Dino.
De acordo com o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES), no Maranhão já são mais de 207 mil casos confirmados da doença, sendo mais de 7 mil casos ativos em todo o estado. Diariamente, novos casos são detectados e a taxa de contágio no Maranhão é de 1,35 há cerca de vinte dias, segundo a plataforma Covid-19 Analytics.
O cenário comprova o avanço da nova onda da doença no estado e exige atenção aos cuidados que podem contribuir para a redução da taxa de contágio. “Precisamos lembrar que cada um de nós pode ser responsável pela interrupção ou disseminação do vírus SARS-COV-2”, completa a infectologista.
Ações
“Estamos acompanhando o cenário no estado e agindo conforme a necessidade para garantir a assistência à população. As ações do Governo estão voltadas para reforçar a rede estadual, oferecer as condições adequadas de atendimento e reduzir a taxa de contágio, pois o número de novos casos sob controle aumenta a chance de recuperação dos pacientes que precisarem de internação”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
Para reforçar a necessidade da prevenção, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Superintendência de Vigilância Sanitária (SUVISA), realiza continuamente as ações de fiscalização e orientação aos estabelecimentos comerciais. Desde o início da pandemia, 4.648 ações já foram executadas.
Em paralelo, o Governo segue investindo na rede estadual de saúde com a entrega de novos leitos exclusivos para pacientes com a Covid-19 e, ao mesmo, garantindo o atendimento especializado com a Policlínica de Açailândia, prevista para esta semana, e a manutenção do Programa Mais Cirurgias em regiões onde o número de casos segue em estabilidade.