Os Hospitais Dr. Carlos Macieira e Macrorregional de Pinheiro retomam o Programa Mais Cirurgias com atendimento pediátrico, nesta sexta (25) e sábado (26). Nesta primeira etapa, mais de serão 80 procedimentos cirúrgicos serão realizadas nas unidades da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Os pacientes atendidos já estão encaminhados por unidades da SES, bem como regulados pelas Secretarias Municipais de Saúde. Em setembro, a meta é atender mais de 400 pacientes com cirurgias pediátricas e oftalmológicas.
Ao longo desta semana, o Hospital Macrorregional de Santa Inês já realizou as primeiras cirurgias pediátricas após a retomada do Programa Mais Cirurgias.
Mais informações na reportagem de Laryssa Madeira, da TV Cidade/Record TV.
Assista abaixo:
Retomada
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) retomou no mês de setembro o programa “Mais Cirurgias”. Lançado em janeiro de 2020 e suspenso em razão da pandemia do novo coronavírus, o programa tem o objetivo de ampliar o número de pessoas atendidas com cirurgias eletivas na rede estadual.
A partir de outubro, o Hospital Dr Carlos Macieira vai realizar 120 cirurgias gerais, por mês, até dezembro. No interior, serão 200 cirurgias oftalmológicas mensais em cada uma das unidades localizadas em Timon, Caxias, Imperatriz, Chapadinha, Coroatá, Lago da Pedra e Santa Luzia do Paruá.
Na especialidade de cirurgia geral, cerca de 2,9 mil pessoas serão atendidas, entre outubro e dezembro.
O Mais Cirurgias ofertará atendimento nas seguintes especialidades médicas: cirurgia geral, ginecologia, urologia, angiologia, cardiologia/adulto, ortopédica, oftalmológica, vascular, neurologia, aparelho digestivo e pediátrica.
No total, 14 hospitais da rede estadual de saúde estão inseridos no Programa Mais Cirurgias. São eles: Hospital Dr. Carlos Macieira, Hospital Dr. Juvêncio Mattos, Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO), em São Luís. No interior do estado: Hospital Regional de Chapadinha, Hospital Regional Alarico Pacheco, em Timon; Hospital Macrorregional Dr. Everaldo Ferreira Aragão, em Caxias; Hospital Macrorregional Mamede Trovão, em Coroatá; Hospital Regional de Timbiras; Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês; Hospital Macrorregional Dr. Jackson Lago; em Pinheiro; Hospital Regional Santa Luzia do Paruá; Hospital Regional Dr. Rubens Jorge, em Lago da Pedra; Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, em Imperatriz; e, Hospital Regional de Balsas.