Março Lilás: campanha incentiva prevenção ao câncer do colo do útero no MA

Março Lilás: campanha incentiva prevenção ao câncer do colo do útero no MA
Foto: divulgação/Governo do Maranhão.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta quarta-feira (8), a abertura da Campanha Março Lilás. Com o tema “Vamos Prevenir?”, o objetivo da ação é incentivar a prevenção contra o câncer de colo do útero no Maranhão.

A campanha Março Lilás tem por objetivo mobilizar a população sobre a prevenção e detecção precoce do câncer de colo uterino para a população feminina na faixa etária de 25 a 64 anos. A doença é a terceira causa de câncer que mais acomete as mulheres em todo o Brasil, ficando atrás apenas do câncer de mama e colorretal.

A mobilização também busca incentivar a vacinação de crianças de nove e 14 anos contra o vírus HPV junto a pais e responsáveis. Para isso, a SES tem como estratégia fortalecer o diálogo com as prefeituras, capacitando os profissionais da Atenção Primária, principalmente dos que atuam nos programas Saúde da Família (PSF) e Saúde na Escola (PSE).

Presente na solenidade, o diretor geral do Hospital de Câncer do Maranhão, Sérgio Catardo, celebrou a realização da campanha.

“O trabalho conjunto entre a SES e as gestões municipais possibilitou que em 2022 alcançássemos 62% a mais de consultas gerais. Por isso, é fundamental contar com o apoio da rede básica para que os pacientes entrem preventivamente no sistema a fim de que o cuidado seja minimizado”. 

Com Governo do Maranhão.

Compartilhe
Conteudo Relacionado