Um levantamento apontou que o pagamento feito com cartão por aproximação foi preferência de 81% dos jovens entre 18 e 24 anos, em 2023. Os dados são da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).
No Maranhão, muita gente está optando pelo pagamento por aproximação que ajuda na agilidade na hora da compra, mas ainda deixa alguns desconfiados e em alerta, e que preferem inserir o cartão na maquininha porque acreditam ser mais seguro.
O advogado da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB-MA), Augusto Gabriel, alerta que existe vírus que podem manipular o sistema da maquininha. Ele bloqueia a aproximação e pede para o usuário inserir o cartão na máquina e, nesse momento, pode acontecer o roubo de dados.
Ele disse ainda que existem formas de proteção que podem ser acionadas por quem utiliza essa modalidade de pagamento, como monitorar a movimentação do extrato bancário para identificar algo suspeito; manter sigilo da senha e atualizá-la constantemente, além de ter cautela com quem este cartão será compartilhado.
Mais informações na reportagem de Laryssa Madeira, para a TV Cidade/Record.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Balanço Geral-MA, com Ailton Nunes, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 11h50, pela TV Cidade/Record.