Programa Mais Cirurgias fará 70 mil cirurgias em 2020 no MA

médicos realizam cirurgia
Foto: Reprodução/TVCidade/RecordTV.

Por meio do recém-lançado programa Mais Cirurgias, de iniciativa do Governo do Maranhão, 70 mil cirurgias eletivas serão realizadas em 2020. Os procedimentos cirúrgicos acontecem de forma regionalizada em unidades hospitalares da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Equipes médicas e multiprofissionais iniciaram a execução do programa de forma simultânea ao seu lançamento pelo governador Flávio Dino. 

Raimundo Nonato da Silva, de 70 anos, natural do município de Aldeias Altas, é um dos primeiros pacientes beneficiados com o Mais Cirurgias. O aposentado passou pelo atendimento no Hospital Regional Dr. Everaldo Ferreira Aragão, em Caxias. “Graças a Deus, eu fui muito bem atendido. Quanto à minha cirurgia, tudo ocorreu conforme o esperado”, contou. 

Entre os procedimentos previstos no programa estão catarata, pterígio, vesícula, hérnia, varizes, apêndice, fraturas, próteses total de joelho e quadril, histerectomia, hemorroidectomia, dentre outros. O Mais Cirurgias realizará procedimentos em especialidades como cirurgia geral, ginecologia, urologia, angiologia, cardiologia/adulto, ortopedia, oftalmologia, vascular, neurologia, gastroenterologia e pediatria. 

Natural de Miranda, Sebastião de Oliveira Sousa passou por cirurgia vascular no Hospital Regional de Chapadinha. Dona Ivonete Sousa se diz satisfeita com o acompanhamento ofertado ao companheiro. “Posso dizer que o atendimento é de primeira qualidade, com direito a suporte de psicólogo, assistente social, além dos enfermeiros e médicos. A recuperação está sendo muito boa”, avaliou. 

O diretor geral do Hospital de Chapadinha, Francisco de Assis, disse que a rapidez no acesso ao tratamento será o diferencial do programa Mais Cirurgias. “Acredito que com o apoio do Governo do Estado e da SES conseguiremos alcançar, ou quem sabe superar, a meta de 70 mil cirurgias”, disse.

Compartilhe
Conteudo Relacionado