Quarentena para pessoas com Covid-19 durará de 5 a 10 dias

Quarentena para pessoas com Covid-19 durará de 5 a 10 diz; entenda
Foto: reprodução/TV Cidade

O Ministério da Saúde decidiu reduzir de dez para sete dias o período recomendado de isolamento para pacientes com covid-19.

Existe ainda uma possibilidade de encurtar ainda mais o tempo de isolamento. Caso no quinto dia o paciente não tenha mais nenhum sintoma respiratório, não apresente febre e esteja há 24 horas sem usar medicamento antitérmico, ele pode fazer um teste rápido de covid-19. Se o teste der negativo para o vírus, ele também está liberado.

Se, no entanto, o teste der positivo, o paciente deve aguardar até o fim dos dez dias de isolamento. Para quem chegou ao sétimo dia e ainda tiver com sintomas do vírus, a recomendação é manter o isolamento, no mínimo, até o décimo dia e sair apenas quando os sintomas acabarem.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão disse que ainda está vigente no Estado a quarentena de no mínimo 10 dias para pacientes assintomáticos ou sintomas leves e, no máximo, 15 dias para pacientes com sintomas moderados. A nota diz ainda que, a nova recomendação do Ministério da Saúde será discutida em próxima reunião da comissão dos infectologistas do Maranhão.

Veja mais na reportagem abaixo:

Compartilhe
Conteudo Relacionado