São Luís: avançam obras do novo Mercado do Coroadinho

trabalhadores da construção civil
Foto: A. Baeta/Ag. São Luís.

As obras do novo Mercado do Coroadinho seguem avançando. Nesta terça-feira (14) o prefeito Edivaldo esteve no local vistoriando os serviços. A reforma e ampliação do espaço beneficiará os trabalhadores que comercializam seus produtos na área e toda a população que frequenta e compra os produtos na feira. O trabalho, que está sendo coordenado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), integra o programa São Luís em Obras, do qual também fazem parte as reconstruções dos mercados da Cohab, São Francisco e reforma do Mercado das Tulhas, na Praia Grande. Por meio do programa a Prefeitura está, ainda, com outras dezenas de obras espalhadas pela cidade em diferentes áreas.  

“O programa São Luís em Obras tem cumprido o seu objetivo de promover grandes transformações na cidade, atendendo às necessidades da população e promovendo o desenvolvimento urbano e social de São Luís. Com a obra no mercado do Coroadinho e em outros mercados como das Tulhas, do São Francisco e da Cohab temos oportunidade de atender a uma demanda muito antiga da comunidade. No Coroadinho foi demolida a antiga estrutura do mercado e está sendo construído um novo espaço. Já podemos ver aqui o avanço dos trabalhos”, enfatizou o prefeito Edivaldo, que estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, do vice-prefeito, Julio Pinheiro, de secretários municipais e de vereadores. 

A obra está na fase de construção dos pilares de sustentação da cobertura. No local, já foram concluídos os alicerces de concreto armado das paredes de alvenaria dos boxes e estão sendo iniciados os serviços de revestimento interno da edificação. Nesta terça-feira (14), as equipes estavam trabalhando no levantamento das paredes, na concretagem de pilares e vigas e na montagem da estrutura da laje da administração. Entre as próximas fases da obra está a concretagem do piso.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo, destaca que, com a obra, a gestão do prefeito Edivaldo garantirá um espaço mais organizado e com condições dignas de higiene tanto para os feirantes quanto para os consumidores. “Seguimos com o cronograma de serviços dentro do prazo previsto, lembrando que a gestão municipal tem trabalhado na reforma de outros mercados como Cohab, Praia Grande e São Francisco a fim de garantir melhores condições para a comercialização dos produtos. O projeto do novo Mercado do Coroadinho, assim como dos demais, prevê por exemplo a instalação de equipamentos de segurança e acessibilidade, elementos dos quais não se dispunha antes”, disse o secretário.

Também acompanharam a vistoria ao Mercado do Coroadinho os secretários municipais Ivaldo Rodrigues (Agricultura, Pesca e Abastecimento), Jota Pinto (Articulação Política) e Nonato Chocolate (Relações Parlamentares); o subprefeito do Centro Histórico, Jeferson Viégas; e o vereador Nato Júnior.

SOBRE O MERCADO 

Construído em 1985 e reformado há mais de 20 anos, o Mercado do Coroadinho terá um aumento da área construída, beneficiando os mais de 100 feirantes da área. Para a construção do novo Mercado do Coroadinho, os feirantes foram instalados nas proximidades do mercado em barracas padronizadas viabilizadas pela Prefeitura de São Luís. Dia após dia, os trabalhadores e consumidores da feira acompanham de perto o andamento dos serviços.

“Trabalho aqui há muitos anos e fico muito feliz com o andamento dos serviços. Essa reforma é esperada há muito tempo, pois estávamos em uma situação difícil. Tivemos a oportunidade de ver como tudo está ficando e perceber que as obras estão avançadas. Acredito que tudo vai ser melhor, em um espaço mais adequado pra gente trabalhar. Estamos confiantes de que será entregue no prazo e o prefeito está de parabéns pela obra”, disse o feirante conhecido no bairro como Betinho da Pampa. 

PROJETO

Os serviços de reforma e ampliação do Mercado do Coroadinho preveem acessibilidade às pessoas com deficiência; iluminação e ventilação natural; reestruturação de piso, revestimentos, teto e banheiros; revisão hidráulica, elétrica e sanitária; harmonização com o entorno; atendimento às normas reguladoras brasileiras; flexibilização e reorganização dos espaços de trabalho com a unificação das estruturas físicas existentes; instalação de equipamentos de segurança contra incêndio; inclusão de elementos que possibilitarão o manuseio e armazenagem adequados de alimentos, bem como o armazenamento de água e o descarte de resíduos sólidos.

Com as melhorias, o espaço se tornará mais adequado também para quem tem dificuldades de locomoção. “Venho todos os dias nesta feira e estou feliz com a obra. O prefeito viu a nossa necessidade e trouxe o serviço que estávamos precisando. Depois da reforma, o mercado vai ficar lindo, limpo e melhor para andar, vai ser bom pra gente que caminha mais devagar como eu”, contou a aposentada Maria de Ribamar Santos, de 63 anos.

SÃO LUÍS EM OBRAS

Criado pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior, o programa São Luís em Obras, além da reforma dos mercados, também tem levado asfaltamento a diversos bairros da cidade, mais de 200 km de vias estão sendo pavimentadas, entre serviços concluídos e em andamento. Além disso, no Centro, estão sendo reformados vários espaços públicos, como a Praça da Bíblia, o Parque do Bom Menino e praças da Misericórdia e da Saudade. Também estão em andamento a construção de ecopontos, galpões de triagem de materiais recicláveis; reformas de escolas, unidades de saúde e equipamentos sociais; a requalificação de praças, entre outras obras.

Com informações da Prefeitura de São Luís.

Compartilhe
Conteudo Relacionado