São Luís: bairros recebem obras de drenagem e pavimentação

São Luís: João Paulo e Liberdade recebem obras de drenagem e pavimentação
Foto: Biné Morais/Agência São Luís.

Por meio do programa São Luís em Obras, a Prefeitura de São Luís está avançando com o cronograma de construção de galerias e tubulações de drenagem profunda, limpeza, desobstrução e cobertura de canais em pontos estratégicos dos bairros João Paulo e Liberdade, onde são constantes os problemas causados pela forte enxurrada e valas a céu aberto. As obras visam promover condições mais dignas de mobilidade e acessibilidade às comunidades, além de garantir a fluidez do trânsito e mais qualidade de vida para os moradores dessas regiões. Os bairros também foram contemplados com serviços de pavimentação de vias. 

No bairro João Paulo, mais precisamente na Rua da Felicidade, a Prefeitura de São Luís está realizando um amplo trabalho de recuperação e readequação da via. A laje de concreto armado já está pronta em um trecho de aproximadamente 65 metros de extensão. O objetivo da obra é cobrir todo o trecho de 420 metros da rua que, atualmente, é uma vala aberta em muitos pontos, com pontes improvisadas em vários trechos.

A laje de concreto armado que está sendo construída tem 18 centímetros de espessura e cada metro quadrado pesa cerca de 450 quilos. A cobertura da galeria é feita com placas concretadas que pesam em média cerca de 6 toneladas cada. Por isto, para suportar a nova estrutura, as paredes laterais da galeria estão sendo reforçadas com pilares verticais e vigas horizontais, tudo feito de concreto armado de alta resistência.

Vale lembrar que a Rua da Felicidade, também conhecida como Rua da Vala ou Rua da Malária, a execução da obra é complexa devido às chuvas ocasionais e também pelo constante curso do esgoto, o que obriga a um serviço constante de bombeamento para baixar o nível do fluxo. Neste caso, o canal é parcialmente segmentado com barreiras imóveis para realização da drenagem, para que as equipes da Prefeitura possam trabalhar na construção das paredes laterais e nas armações de aço para a instalação da laje.

LIBERDADE

No bairro da Liberdade, mais precisamente no canal que percorre toda a extensão da Vila Sésamo, Rua da Galeria e Promorar, próximo à Avenida Quarto Centenário, desembocando na área de mangue daquela região, a Prefeitura tem realizado um trabalho de cobertura com placas de concreto, em um trecho de aproximadamente 400 metros de extensão.

O serviço de está em fase de acabamento na primeira etapa, que vai da Vila Sésamo até a Rua da Galeria, com o selamento das placas de concreto com cimento. O próximo passo é a pavimentação e serviços drenagem superficial (sarjetas, meios-fios).

Vale lembrar que, por meio do programa São Luís em Obras, o bairro Liberdade já foi contemplado com a implantação de mais de 14 km de asfaltamento. Bairros adjacentes como Camboa e Diamante foram contemplados, com o asfaltamento de ruas e avenidas e a construção da praça da Vila Bangu, na Camboa, que está em andamento.

Nesta área também foi feita a urbanização do espaço antes conhecido como Praça do Jumento, transformado em duas praças (Praça Carlos Chaib e Praça da Camboa). A área, antes degradada, ganhou paisagismo, playground, calçadas, rampas de acesso, canteiros, academia ao ar livre e outros equipamentos.

SÃO LUÍS EM OBRAS

Por meio do programa São Luís em Obras, a gestão do prefeito Edivaldo tem avançado por toda a cidade com centenas de frentes de trabalho, com a reforma de espaços públicos, construção de escolas, pavimentação de diversos bairros, obras de drenagem, intervenções no trânsito, reforma de mercados, entre outras, ampliando os investimentos já realizados para a melhoria da infraestrutura da capital.

Além disso, estão sendo realizados serviços de drenagem profunda e superficial, que serão seguidas de pavimentação e outras melhorias, em regiões estratégicas como Jardim São Cristóvão, Divineia, Santa Bárbara e também na área Itaqui-Bacanga, além de localidades da zona rural como Tibiri, Tiribirizinho e Rio do Meio; Recanto Verde e Vila Itamar; Vila Sarney, Vila Industrial e Vila Nova República.

Fonte: Prefeitura de São Luís.

Compartilhe
Conteudo Relacionado