São Luís: palhaços animam domingo de crianças no Centro

palhaços e baile
Foto: Divulgação/Ag. São Luís.

Facilitar o acesso a uma programação infantil de qualidade e gratuita é a proposta do Reviva Centro, que realiza o Arte na Praça neste período de férias escolares. No domingo (12), às 17h, os Tripalhaços Azedinho e Foguinho fizeram a criançada dar boas gargalhadas e a Banda Vagalume colocou todo mundo para dançar no Complexo Deodoro. O Arte na Praça é realizado pela Prefeitura de São Luís e coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

“O Arte na Praça é uma boa oportunidade de as famílias aproveitarem uma programação infantil de qualidade, gratuita, em um espaço totalmente revitalizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em parceria com a gestão do prefeito Edivaldo, como é o Complexo Deodoro”, pontua o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.

Fantasias com um tom brilhante de azul e rosa chamam logo a atenção dos pequenos. Um olha curioso, outro se ajeita nos braços do pai, mais um chega perto para ouvir melhor. A dupla de palhaços são os Tripalhaços Azedinho e Foguinho que, a despeito de já terem participado do Arte na Praça outras vezes, sempre fazem a plateia atenta soltar várias gargalhadas.

Os astros da noite são formados pelo Circo Escola, equipamento social da Prefeitura de São Luís, e criaram os Tripalhaços, um espetáculo de circo maluco. Durante a apresentação, a dupla interage com o público a partir de brincadeiras, acrobacias, malabares e muita palhaçada.

A pequena Liz Góes, 10 meses, era uma das crianças que estavam atentas à zoada feita pelos palhaços. Ela estava com os pais, o designer Marcos Lopes e a designer de sobrancelhas Elizabeth Góes. “Somos daqui de São Luís e é a primeira vez que a gente vem assistir à programação. Ficamos sabendo no Instagram da Prefeitura. Estamos gostando, as atrações são demais e a praça é nova, o que é ótimo para crianças na época das férias, além de ser fácil o acesso”, compartilha Marcos.

Músicas infantis animam crianças, mas também os pais, que ficam nostálgicos relembrando a infância deles próprios. E a programação do domingo também contou com um baile de Carnaval comandado pela Banda Vagalume. O grupo já entreteu as crianças em outras edições do Arte na Praça e em vários eventos pela cidade, como Carnaval com marchinhas e frevos de músicas infantis, arraiais e Dia das Crianças, além de desenvolverem um trabalho de ação social com a Caravana Vagalume em bairros periféricos de São Luís, levando arte como elemento de inclusão e transformação social.

Gritinhos intercalados com movimentos descoordenados foi a forma de Sophia Gabrielly, 1 ano e 11 meses, participar do baile. A mãe dela, a nutricionista Milene Oliveira, estava atenta à criança, que dançava animada em círculo ao redor dela. “Somos do interior e viemos passar uns dias aqui. Estou aproveitando para assistir à programação. Sophia gosta. Apesar da pouca idade, algumas músicas ela já conhece e acaba cantando e dançando do jeito dela”, explica.

Com informações da Prefeitura de São Luís.

Compartilhe
Conteudo Relacionado