São Luís: parceria promove atividades para marcar o Dia da Mulher

dia da mulher
Foto: A. Baeta/Ag. São Luís.

A Prefeitura de São Luís, por meio da Coordenadoria Municipal da Mulher, integra-se às atividades que serão realizadas nesta semana em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, domingo. Até lá, vão acontecer diversas ações como oficinas de capacitação, atos públicos e campanhas de saúde, em sintonia com o projeto Março Lilás, difundido em todo o país, dedicado à prevenção do câncer de colo uterino.

A Rede Amiga da Mulher, da qual faz parte a Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, programou para sexta-feira (6), a realização do ato público “Sou Mulher, Eu Posso”, na Praça Nauro Machado, Centro, a partir das 8h30, que conta com apoio da Procuradoria Municipal da Mulher da Câmara Municipal de São Luís e Defensoria Pública.

SÁBADO

No sábado (7), será a vez da programação no Hospital da Mulher, desenvolvida por meio do programa Todos por São Luís, coordenado pela primeira-dama Camila Holanda e que terá ênfase na prevenção do câncer de colo do útero.  No local, entre as 8h e 12h, serão oferecidos serviços médicos, atividades de lazer e oficinas especialmente dirigidas às mulheres do Itaqui-Bacanga e de bairros da região.

O evento homenageará três mulheres cujas trajetórias se destacam na história da cidade. A assistente social Sandra Torres, que ocupou o cargo de vice-prefeita de São Luís, a médica maranhense Maria Aragão e a farmacêutica cearense e ativista Maria da Penha. Para homenagear as mulheres, as servidoras do hospital farão uma representação teatral na qual destacarão a trajetória das reverenciadas. 

Segundo o planejamento dos organizadores do Todos por São Luís, serão ofertados, além das consultas de ginecologia, vacinas e ainda medição de pressão arterial e glicose. Equipes compostas por enfermeiros realizarão coletas para exames da Papanicolau que serve para detectar alterações e doenças do colo do útero, como inflamações, HPV e câncer.

Ginecologistas do Hospital da Mulher estarão no local para atender às pacientes. Os excedentes de consultas para a especialidade e outras oferecidas pela unidade de saúde da rede municipal serão encaminhadas para serem atendidas na semana subseqüente à programação.

DOMINGO

Estão previstas para o Domingo (8) diversas atividades, com destaque para o Ato Unificado dos Movimentos de Mulheres, às 9h, na Praça Benedito Leite, Centro, apoiado pela Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Rede de Proteção à Mulher e movimentos sociais.

Em paralelo, haverá também outras atividades também neste domingo (8), como a corrida Rosa Shok, na Avenida Litorânea, promovida pelo Ministério Público do Maranhão. Está programado ainda um ato de panfletagem na feira do Bairro de Fátima, uma iniciativa de colaboradores da comunidade, apoiados pelo Projeto “Não Morra, Maria da Penha!”, uma iniciativa 2ª Vara da Mulher de São Luís e órgãos da Rede de Proteção à Mulher.

OUTRAS ATIVIDADES

No dia 10, a Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís segue com as oficinas de capacitação do Programa Ela Pode. Neste mesmo dia, estão previstas palestras na Maternidade Benedito sobre o Setor de Atividades Especiais - Espaço Mulher (SAEEM), ação pioneira no Brasil executada pela Prefeitura de São Luís nas dependências do Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura (Socorrão II), entre outras atividades.

Panfletagem e orientações para magistrados, servidores e colaboradores das empresas terceirizadas ocorrerão no dia 11, às 8h, no Fórum Desembargador Sarney Costa, bairro Calhau, sob a orientação da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Maranhão (CMULHER/TJ).

No dia 12, haverá plenária governamental preparatória à V Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de São Luís, no Convento das Mercês, 14h, promovida pela Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Conselho Municipal da Condição Feminina (CMCF), Comitê de Articulação e Monitoramento do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM).

No dia 13, está prevista distribuição de materiais informativos e orientações à comunidade da Vila Embratel. No dia 17, a Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís realiza mais uma etapa de oficinas de capacitação do programa Ela Pode, na Vila Luizão.

Com informações da Prefeitura de São Luís.

 

Compartilhe
Conteudo Relacionado