São Luís: prefeitura inicia plantio de novas árvores em avenidas

jardineiros plantam mudas de árvores
Foto: Biné Moraes/Ag. São Luís.

O Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), esta ampliando as ações de paisagismo urbano com o plantio de novas mudas em vias da capital. Centenas de mudas, de várias espécies, começaram a ser plantadas nesta quarta-feira (15)  em logradouros da cidade. O trabalho está sendo realizado inicialmente na Avenida Jackson Lago e no entorno da Lagoa da Jansen, incluindo o trecho adjacente da Avenida dos Holandeses. A iniciativa, que integra as ações paisagísticas implantadas pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, também vai promover a substituição (replantio) de mudas que já haviam sido plantadas, mas que não resistiram às condições climáticas.

De acordo com o presidente do Impur, Fábio Henrique Carvalho, os serviços de paisagismo, por orientação do prefeito Edivaldo, vão avançar para outros setores da cidade. “Vamos continuar com este serviço pela Avenida Carlos Cunha, Avenida dos Africanos e Avenida dos Franceses, ou seja, vamos priorizar estes grandes corredores de trânsito da cidade. Por determinação do prefeito Edivaldo estamos planejando também grandes ações de reurbanização e paisagismo em áreas como Vinhais, Recanto dos Vinhais, Cohab, Cohatrac, Renascença I e II”, explicou.

A manutenção e urbanização das avenidas e logradouros são serviços de grande importância para a conservação de logradouros da cidade, não somente pelo embelezamento dos locais, mas também porque o plantio de árvores nos canteiros centrais das avenidas propicia mais resistência ao solo, garantindo longevidade às calçadas, meio-fio e sarjetas. 

Na Avenida Jackson Lago serão plantadas mudas de árvores como ipê (Handroanthus albus), jacarandá (Jacaranda mimosifolia) e acácia chuva de ouro (Cassia fistula). Em uma etapa seguinte será realizado o replantio de árvores na Avenida dos Holandeses e no entorno da Lagoa da Jansen, de espécies novas e também das que não resistiram às condições climáticas.

Na área da Lagoa da Jansen serão plantadas mudas de espécies variadas, tais como acácia azul (Acacia saligna) e espécies frutíferas como mangueira (Mangifera indica), abacateiro (Persea americana), jaqueira (Artocarpus heterophyllus), goiabeira (Psidium guajava), pitangueira (Eugenia uniflora), cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum), acelora ou cerejeira-do-pará (Malpighia emarginata).

Na Avenida dos Holandeses serão replantadas espécies variadas como ipês, amendoeiras, jacarandá e acácias. A área do Espigão Costeiro receberá o plantio de mudas de árvores, também de espécies variadas.

PAISAGISMO URBANO

Em 2019, a Prefeitura de São Luis contabilizou o plantio consciente e ordenado de centenas de árvores nos principais corredores da capital, além da manutenção paisagística permanente em avenidas, logradouros e praças públicas da cidade.

As ações são parte da política do prefeito Edivaldo Holanda Junior que busca tornar a cidade um lugar mais aprazível a todos. O plantio contemplou avenidas importantes como Holandeses, além das avenidas da Lagoa da Jansen, Jerônimo de Albuquerque, Joaquim Mochel, Castelo Branco, Leste/Oeste na Cidade Operária, assim como praças localizadas nas regiões do Centro, Cohatrac, Cohab, Forquilha, Cidade Operária, entre outros logradouros.

Com informações da prefeitura de São Luís.

Compartilhe
Conteudo Relacionado