São Luís: profissionais são orientados para acolher pacientes com suspeita de dengue

palestrante de pé
Foto: Divulgação/Ag. São Luís.

Os profissionais de saúde – técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos – estão recebendo da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), orientações para acolhimento de pacientes com suspeita de dengue e outras arboviroses na capital maranhense. O objetivo do trabalho, iniciado nesta terça-feira (21), é assistir os casos passíveis das enfermidades e incentivar o diagnóstico precoce, elevando as chances de cura. A formação, que se estenderá até quarta-feira (22), na seda da Semus, das 8h às 14h, é parte da política de humanização dos serviços de saúde implantada na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior.

A capacitação está sendo feita pela técnica do setor da coordenadoria de Arboviroses da Superintendência de Vigilância Epidemiológica de São Luís, Maria do Socorro da Silva. Representantes de unidades mistas e centros de saúde participam da formação.

Para o secretário de Saúde, Lula Fylho, a preparação da equipe que receberá o paciente com suspeita da doença é fundamental para o controle epidemiológico. “Apesar do controle do vetor da doença, em alguns casos, a possibilidade de infecção ainda existe. Por isso, é importante o recebimento e diagnóstico rápido. A capacitação faz parte das nossas ações profiláticas”, afirmou.

De acordo com o protocolo oficial e chancelado pelo Ministério da Saúde (MS), o profissional deve avaliar as queixas clínicas e, se possível, identificar o histórico do paciente (se já contraiu a dengue, por exemplo). Em seguida, é fundamental verificar critérios como pressão arterial e extremidades. Nos casos de hipotensão (pressão baixa), insuficiência respiratória e alteração de consciência, é recomendado o encaminhamento, na unidade de saúde responsável, do paciente para classificação de risco.

Dependendo da avaliação, faz-se a coleta de sangue para verificação do diagnóstico. De forma preventiva e antes do exame conclusivo, estimula-se a ingestão de líquidos pelo paciente. Caso haja manifestação de determinados sintomas, como febre e dores no corpo, é importante a aplicação de antitérmicos e vitaminas.

AÇÕES DE COMBATE

Desde o fim do ano passado, além da capacitação dos profissionais de saúde, a Semus promove reuniões internas para alinhar o planejamento das ações visando o controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A pasta intensificou, nas últimas semanas (com a abertura do período chuvoso mais intenso na cidade), as visitas dos agentes aos imóveis, o recolhimento de resíduos sólidos (em parceria com o Comitê Gestor de Limpeza Urbana) e a circulação dos carros fumacê.

Nos dias 6 e 7 de dezembro de 2019, foi promovida uma grande agenda (Dia D) no Monte Castelo e adjacências que fizeram parte da Semana de Mobilização de Combate ao Aedes.

Com informações da prefeitura de São Luís.

Compartilhe
Conteudo Relacionado