Mais uma etapa de seleção do programa Informante Anfitrião, executado pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, acontece nesta semana em pontos estratégicos do Centro Histórico de São Luís. Desde a segunda-feira (6), 45 jovens distribuídos em 10 pontos turísticos apresentam o que aprenderam até agora no programa, que foi iniciado em dezembro e tem o objetivo de capacitá-los para auxiliar turistas em espaços da área central da cidade. Dos 45 jovens, 20 serão selecionados para atuarem como informantes.
O Informante Anfitrião é executado pela Prefeitura por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph) e pelas secretarias municipais de Turismo (Setur) e da Criança e Assistência Social (Semcas). “Esta etapa de seleção do programa é importante para que os jovens aprendam sobre a história de São Luís e seus pontos turísticos. Dessa forma, o Informante Anfitrião contribui para a preservação da memória da cidade. Além disso, é uma experiência que esses jovens vão levar para a vida”, disse o presidente da Fumph, Aquiles Andrade.
Os jovens que participam da ação bem como suas famílias são acompanhados pela Secretaria da Criança e Assistência Social - Semcas, através dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e da Casa do Bairro. Através do acompanhamento, a Assistência Social vai monitorar os informantes anfitriões por meio de visitas técnicas nos locais de atividade laboral e garantir oficinas de formação complementar semanais para todos os informantes inseridos, seja com atividades de lazer, culturais ou de integração.
No mês de dezembro, após o lançamento do programa, os jovens participaram de aulas teóricas oferecidas pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur) sobre temas como Atrativos Naturais, Históricos e Culturais, Qualidade no Atendimento e Exploração Sexual. Ainda como parte da capacitação, os jovens fizeram um city tour pelo Centro Histórico para conhecer mais detalhes sobre lugares turísticos, como a Igreja da Sé, os palácios de La Ravardière e dos Leões e a Casa do Maranhão.
Para a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo, o Informante Anfitrião vai reforçar o trabalho que vem sendo realizado na área pelo poder público municipal. “A gestão do prefeito Edivaldo tem feito grandes investimentos no turismo de São Luís e o programa vem somar a esse esforço, contribuindo para a divulgação de informações sobre a nossa história e a nossa cultura ao transformar esses jovens em multiplicadores”, diz a titular da Setur.
SELEÇÃO
Depois da primeira etapa de capacitação, os jovens foram divididos em 10 pontos estratégicos e orientados a estudar sobre cada um deles. Na última segunda-feira (6), os jovens responsáveis pelo Centro de Informações Turísticas, localizado na Praça Benedito Leite, apresentaram a técnicos da Setur as informações aprendidas sobre o espaço e o entorno. Após 10 dias de apresentações, serão selecionados os 20 jovens que receberão a bolsa-incentivo e atuarão por seis meses, a partir de fevereiro, se revezando entre os pontos escolhidos.
Ryan Victor Viégas, de 17 anos, foi um dos jovens que apresentaram nesta segunda as informações sobre o Centro de Informações Turísticas. “Acho uma oportunidade muito boa. A gente tem aprendido muito com o programa e é bom porque percebi que frequentava muitos lugares que não conhecia a história, mas passei a saber. O que já aprendi aqui vou poder contar a amigos, familiares e quem mais perguntar sobre a nossa cidade”, contou o jovem que participa da seleção para o Informante Anfitrião.
Além do Centro de Informações Turísticas, os jovens estarão em locais com os museus do Reggae, da Gastronomia, do Tambor de Crioula e de Arte Sacra; a Casa do Maranhão; o Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão; o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho - Casa das Festas; o Museu Histórico e Artístico do Maranhão e a Igreja da Sé.
Com Agência São Luís.