São Luís: seguem ações para garantir isolamento social

São Luís: seguem ações para garantir isolamento social
Foto: Divulgação/Agência São Luís.

Sempre em busca de conscientizar  e orientar os moradores da capital maranhense sobre as ações de prevenção da Prefeitura de São Luís por conta do novo coronavírus (Covid-19) e o cumprimento das medidas de isolamento social com o objetivo de conter a proliferação da doença, a Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), prossegue com rondas preventivas, campanhas educativas nas áreas de risco e praias do Olho d'Água e Ponta d'Areia, além de apoio às ações de fiscalização por toda cidade. Os trabalhos seguem orientação do prefeito Edivaldo Holanda Junior e foram intensificados neste momento de pandemia. 

As rondas preventivas da Guarda Municipal seguem em pontos estratégicos da cidade, como Rua Grande, Rua do Passeio, Centro Histórico, Praia Grande, terminal da integração da Praia Grande, Largo do Carmo e adjacências, entre outros locais.

Além de viaturas, com equipes de guardas municipais, a guarnição também conta com o serviço da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), implantada pelo prefeito Edivaldo no ano passado. A Guarda Municipal também presta serviço de apoio às ações de órgãos públicos da Prefeitura de São Luís, como Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria da Criança e Assistência Social.

Os integrantes da Guarda Municipal também participam das ações integradas de fiscalização na cidade, em apoio à Blitz Urbana, Vigilância Sanitária do Município e Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), durante os trabalhos desses órgãos que monitoram o funcionamento de estabelecimentos durante o período de isolamento. A Guarda Municipal pode ser acionada no 153 e pelo aplicativo WhatsApp pelo número 98822 5352.

"A presença dos guardas municipais é uma espécie de trabalho preventivo para eventuais situações de agressão, pois objetiva tanto proteger servidores que estão em serviço para atender ao cidadão, como garantir a proteção ao próprio cidadão", afirma o secretário municipal de Segurança com Cidadania, Heryco Coqueiro.

PRAIAS E ÁREAS DE RISCOS

Como foram de manter o distanciamento social, medida que é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a principal forma de evitar a disseminação pelo novo coronavírus, o Corpo Salva-Vidas da Prefeitura de São Luís tem alertado os frequentadores da orla marítima de responsabilidade do município (Ponta d'Areia e Olho d’Agua)  pedindo que as pessoas evitem os espaços. 

Já a Superintendência da Defesa Civil continua com campanhas educativas em áreas de riscos, orientando os moradores e transeuntes sobre a necessidade de respeitar o distanciamento social e o uso de mascaras. Até o momento, os agentes do serviço já visitaram 15 bairros.

De acordo com a superintendente da Defesa Civil de São Luís, Elitania Barros, a ação já alcançou mais de 500 pessoas. “Vamos continuar com esse trabalho enquanto durar a pandemia, a recomendação do prefeito Edivaldo é que a ação seja, em breve, estendida para outras comunidades”, destaca a gestora.

Dentre os locais visitados estão Coheb Sacavem,  Jordoa, Salina Sacavém, Vila Cerâmica, Vila Bacanga I e II, Vila Dom Luís, Vila Isabel, Alto da Esperança, Vila Embratel, Mauro Fecury I, Fumacê, Sá Viana e Coroadinho.

Fonte: prefeitura de São Luís.

Compartilhe
Conteudo Relacionado