São Luís: Semus promove aconselhamento contra ISTs em empresas da capital

pessoas de pé em sala
Foto: Divulgação/Ag. São Luís.

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) promove, até o dia 11 deste mês, ações internas de conscientização contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (AIDS, Hepatites Virais e outras doenças) em empresas dos setores de infraestrutura e da construção civil na capital maranhense. As atividades – que se intensificaram em fevereiro por ser o mês alusivo às prévias e ao Carnaval - começaram no dia 31 do mês passado e fazem parte da política de proteção permanente da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior.

Na quinta-feira (6), das 7h às 9h, equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Lira estiveram em uma empresa fornecedora de aço situada no Anjo da Guarda para diálogo com funcionários. No local, os técnicos da Semus conversaram com os colaboradores quanto às ações aplicadas por eles no dia a dia para evitarem infecções causadas, em especial, por relações sexuais desprotegidas.

Além de orientações sobre o uso dos preservativos masculinos e femininos, enfermeiras também enfatizaram às mulheres, em específico, a importância do uso dos géis e da permanência de parceiro (a) fixo (a), minimizando os riscos de contrair doenças do gênero.

Na demonstração, os representantes da Semus apresentaram de forma gráfica o valor, por exemplo, do diagnóstico precoce e da realização do teste rápido. Alguns colaboradores, de forma voluntária, se submeteram ao teste rápido contra o HIV. “Com isso, estamos ampliando nosso público-alvo e valorizando o trabalho dos servidores quanto às Infecções Sexualmente Transmissíveis. É através da prevenção que protegeremos nossa população”, disse o secretário de Saúde de São Luís, Lula Fylho acrescentando que o trabalho segue orientação do prefeito Edivaldo.

Para o técnico industrial Lucas Fonseca, é de suma importância saber mais sobre a prevenção contra as ISTs. “É fundamental saber que a população pode contar com o município para ser atendida caso precise”, disse.

Nesta sexta-feira (7), a equipe do CTA Lira estará a partir das 7h em uma empresa fornecedora de aço situada na Estrada de Ribamar, nº 49, na Forquilha.  No dia 10, ações semelhantes vão ocorrer em um empreendimento na Vila Sarney Filho. Por fim, no dia 11, também às 7h, o aconselhamento ocorrerá a funcionários de uma marca voltada para a construção civil, no Parque Aurora, Cohatrac.

As ações de conscientização contra as ISTs começaram no início deste mês. Entre os dias 22 e 25, a partir das 19h, equipes do CTA na Rua e dos CTAs Lira e Anil percorrerão os principais circuitos de rua distribuindo materiais educativos e fazendo abordagens a foliões. No mesmo período, a Passarela do Samba, no Anel Viário, também receberá equipes do programa ISTs-AIDS da Prefeitura de São Luís.

Com informações da Prefeitura de São Luís.

Compartilhe
Conteudo Relacionado