No último final de semana, um bebê se engasgou com leite materno na cidade de Chapadinha, interior do Maranhão. Imagens de câmeras de segurança registraram o momento de desespero da chegada dos pais ao Batalhão do Corpo de Bombeiros da cidade. O caso chama atenção para os cuidados de primeiros socorros em casos como esse.
Em entrevista a TV Cidade/RecordTV, o porta-voz do Corpo de Bombeiros, major Bruno, explica que é preciso estar atento aos sinais para identificar se é um caso engasgo parcial ou severo. Quando uma criança consegue chorar, o quadro é de engasgo parcial, sendo usada uma técnica de desengasgo, com pressões nas costas e peito para ajudar na desobstrução das vias respiratórias. Essa técnica é indicada para bebês de até um ano.
Mas atenção! As tentativas iniciais de desengasgo devem ser feitas ao mesmo em que a ajuda profissional é solicitada. Nesses casos o tempo pode ser determinante para garantia da vida.
Mais informações na reportagem de Bel Soares, para a TV Cidade/RecordTV.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Balanço Geral Manhã, com Samya Portela, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 7h05, pela TV Cidade/Record TV.