Vigilância Sanitária fiscaliza ações contra Covid no feriado de sexta (26)

Vigilância Sanitária fiscaliza ações contra Covid no feriado de sexta (26)
Vigilância Sanitária fiscaliza ações contra Covid no feriado de sexta (26)

Em cumprimento ao Decreto N° 36.601, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) mobilizou agentes da Superintendência de Vigilância Sanitária (SUVISA) para intensificar as fiscalizações no feriado desta sexta-feira (26) e no fim de semana. O objetivo é fortalecer as ações que visam reduzir a contaminação pelo coronavírus, o que pode impactar no combate à doença e na diminuição da ocupação de leitos nos hospitais de referência.

“Todo o tipo de estabelecimento está passível de inspeção para verificação do cumprimento dos protocolos sanitários e decretos vigentes. Atuamos permanentemente, nos feriados, sábado e domingo, no combate à Covid-19. A determinação é seguir com a fiscalização, que tem sido fundamental no enfrentamento à pandemia no estado”, disse o superintendente da SUVISA, Edmilson Diniz. 

As fiscalizações e orientações nestes três dias seguem as novas restrições anunciadas pelo governador Flávio Dino. Uma delas é a antecipação do feriado de 28 de julho, a Adesão do Maranhão à Independência do Brasil, para esta sexta-feira (26), assim como a suspensão das atividades não essenciais durante o sábado (27) e domingo (28), incluindo redução de até 50% da capacidade de funcionamento dos supermercados e similares.

Para as ações de fiscalização, a Vigilância Sanitária Estadual conta com a parceria do Corpo de Bombeiros (CBMMA), Polícia Militar (PMMA) e PROCON. As mobilizações serão para observar o cumprimento, ou não, dos horários permitidos, bem como as medidas sanitárias adotadas nos estabelecimentos como bares, lanchonetes, restaurantes, praças de alimentação e similares, além de supermercados, clínicas estéticas, academias, obras de construção civil, dentre outros segmentos. 

Atualmente, a SUVISA dispõe de 20 equipes de fiscalização divididas para atuarem nos três turnos de trabalho, conforme as demandas decorrentes de denúncias e o planejamento elaborado. Desde o início das fiscalizações de enfrentamento ao novo coronavírus, em 17 de março de 2020, foram realizadas mais de 6 mil ações para apuração de denúncias de riscos e agravos decorrentes da Covid-19.  

As denúncias sobre o descumprimento das medidas restritivas podem ser realizadas pelo telefone da Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde (SES), no número 160; ou pelos números (98) 98451-354, da PMMA, e (98) 99207-7468, do PROCON.

Compartilhe
Conteudo Relacionado