Nesta segunda-feira (15), Dia Nacional do Homem, o Ministério da Saúde reforça a importância da Política Nacional de Atenção à Saúde do Homem (PNAISH). A política tem sido fortalecida buscando enfatizar a necessidade de mudar a percepção da população masculina em relação ao cuidado com a saúde e daqueles que fazem parte de seu círculo. O foco está em derrubar o aspecto cultural que distancia os homens das práticas de cuidado e autocuidado.
Apesar disso, no Brasil, a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) constatou um dado positivo: em 2023, foram realizados 119,4 milhões de atendimentos individuais a pessoas do sexo masculino na atenção primária. Isso representa 33,5% do total de atendimentos individuais registrados no período. Os mais de 119 milhões de atendimentos representam um aumento de 24,5% do total de atendimentos realizados em 2022. Em relação às consultas de pré-natal do parceiro registradas no Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab), foi registrada a ampliação de 22,4% no número de consultas realizadas entre 2022 e 2023. Em 2023, foram registradas 69.688 consultas de pré-natal do parceiro em 1.671 municípios.
Mais informações na reportagem de Paulo Pontes, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 19h20, pela TV Cidade | RECORD.
Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.