Estudantes e pesquisadores da UFMA desenvolvem satélites com impacto ambiental e social

Estudantes e pesquisadores da UFMA desenvolvem satélites com impacto ambiental e social
Foto: reprodução/TV Cidade | RECORD.

Estudantes e pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) desenvolveram dois satélites em prol de questões ambientais e, até mesmo, para salvar vidas.

De acordo com o professor de Engenharia Aeroespacial, Carlos Brito, os satélites têm mecanismos capazes de coletar dados do ar atmosférico e corpos hídricos. A partir disso, eles conseguem transmitir as informações coletadas às autoridades mais próximas.

Os dois satélites são voltados à previsão climática, com foco em prevenção de desastres naturais. O satélite, intitulado Jussara-K será o primeiro satélite do Maranhão, lançado a partir da Base de Alcântara. Já o outro, intitulado Aldebaran-1, com lançamento previsto para novembro, na Índia, tem como foco missões ambientais e de resgate. Dessa forma, ele funcionará como uma ferramenta de transmissão de posições dos barcos e auxilio em casos de naufrágio.

Mais informações na reportagem de Nicolly Jansen, para a TV Cidade | RECORD.

Assista abaixo:

Fique ligado! O Balanço Geral MA, com Ailton Nunes, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 11h50, pela TV Cidade | RECORD.

Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.

Compartilhe
Conteudo Relacionado